Sesimbra: D. José Ornelas vai presidir celebração em honra do Senhor Jesus das Chagas

20210428-senhor-jesus-das-chagas-sesimbra

A Eucaristia solene está agendada para 4 de maio, pelas 15h30, na Igreja Matriz de Sesimbra.

Todos os anos, a 4 de maio, milhares de pessoas enchem as ruas da vila de Sesimbra para assistir à procissão em honra do Senhor Jesus das Chagas. À semelhança de 2020, a procissão não será possível de realizar mas será celebrada a “Missa da Festa” às 18 horas de 3 de maio, na Igreja Matriz.

De acordo com o boletim paroquial, o Bispo de Setúbal preside à Missa Solene em honra do Senhor Jesus das Chagas no dia seguinte, 4 de maio, pelas 15h30, sem a habitual procissão.

As celebrações religiosas terão transmissão em direto nas redes sociais da Paróquia e da Câmara Municipal de Sesimbra e também no Cineteatro Municipal João Mota (a missa de dia 4 de maio):

O culto ao Senhor Jesus das Chagas em Sesimbra remonta ao século XVI, mais concretamente a 1534, ano em que, de acordo com a tradição oral passada de geração em geração, a representação do Senhor das Chagas existente na vila terá sido trazida por correntes marítimas durante a afirmação da igreja protestante em Inglaterra, quando todas as imagens católicas foram deitadas ao mar.

A imagem foi encontrada por pescadores, a 4 de maio de 1534, nas praias de Sesimbra, sendo a data da festa local e feriado municipal.

28 de Abril de 2021