Óbito/CNE: Faleceu Lurdes Barral, antiga Chefe Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas

20210519-Lurdes Barral

A dirigente escutista fundou o Agrupamento 54 do Monte de Caparica e foi a primeira mulher a chefiar a Junta Regional de Setúbal.

“É com pesar e enorme sentimento de gratidão que comunico o falecimento da Chefe Lurdes Barral” informa a atual Chefe Regional, Ana Margarida Chagas, em nota enviada à Diocese.

A responsável destaca a missão da antiga chefe regional “num tempo difícil”, descrevendo-a como “inspiradora”.

“Sempre serena, sempre firme, uma das nossas grandes referências” afirma.

“Parte para os braços do Pai, onde sabemos que vai ser recebida com alegria, com a sua Missão mais do que cumprida!”, acrescenta.

Ana Margarida Chagas recorda as palavras que Lurdes Barral lhe dirigiu, aquando da sua primeira candidatura a Chefe Regional:

“Foi ao longo do percurso que acompanhei, que tomei consciência de que quando algum grupo se candidata não se está a candidatar a um cargo, mas sim a uma grande Missão. É o estar ao serviço dos outros, especialmente ao serviço dos jovens para os quais o C.N.E. está vocacionado. É uma Missão, é um Serviço!” pode ler-se na missiva.

“O C.N.E. não é apenas uma associação, mas também é Corpo, tal como a Igreja, que é corpo de Cristo e cuja cabeça é o próprio Cristo. (…) De Baden Powell apenas têm o método, porque no C.N.E. – Escutismo Católico Português, o seu programa é o Evangelho e a sua grande pista é Jesus que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

A Junta Regional de Setúbal decreta luto oficial regional por um período de sete dias, ao abrigo do artigo 9º do Regulamento de Protocolo do CNE, com o hasteamento das bandeiras a meia-haste e utilização de “braçadeira estreita de crepe preto, colocada no braço esquerdo, sobre o uniforme”.

O velório decorre esta quarta-feira, pelas 21h30 na Igreja do Monte de Caparica e Missa de corpo presente seguida de funeral, esta quinta-feira, às 10 horas, no Cemitério do Monte de Caparica.

“Com todo o comedimento devido, apelando apenas [à presença de] um representante por agrupamento (devidamente uniformizado), caso seja possível” faz ainda saber a Chefe Regional.

“Pessoalmente, agradeço o carinho, a fraternidade e o entusiasmo espontâneo com que me acolheu sempre como Chefe Regional e espero ter honrado a sua confiança”, conclui.

JM

19 de Maio de 2021