Convívios Fraternos: Movimento conclui encontros vicariais do ciclo “Parte de Ti”

20201002-parte-de-ti-banner

Os jovens do Movimento dos Convívios Fraternos de Setúbal percorreram um caminho de encontro e partilha ao longo do ano pastoral tendo como foco o tema “Parte de Ti”. Terminam com a fadiga dos ecrãs mas com a alegria de serem testemunhas do Evangelho.

A presença diocesana do movimento juvenil definiu como objetivos para o ano interpelar os jovens a partirem de si para Cristo e a serem testemunhas do Evangelho no mundo.

A pandemia não facilitou a missão. O Secretariado Diocesano viu-se forçado, por três vezes, a adiar a realização de um Convívio Fraterno, centro da ação do movimento, e os encontros mensais, que deveriam ter sido presenciais ou mistos, acabaram por se realizar na íntegra por videoconferência.

A temática não foi escolhida ao acaso. “Parte de Ti” inspira-se no tema da mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude de 2021 “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (cf. At 26,16) e ajusta-se perfeitamente aos tempos que vivemos: as incertezas, as angústias e as dificuldades da pandemia tornam a presença de Deus cada vez mais necessária na vida de cada um e é nossa responsabilidade cristã levá-lo a quem não o conhece ou se afastou d’Ele.

“Vede como é bom e agradável que os irmãos vivam unidos!” (cf. Sl 133, 1)

Para Cláudia Carvalho, da Paróquia de Santa Maria do Barreiro, “os Encontros Vicariais, que animaram este ano atípico em contexto online, deixaram razões firmes para combater os ventos fortes e contrários que ameaçam a extinção da nossa Chama”.

A jovem integrou este ano a Equipa de Animação Diocesana como responsável vicarial do Núcleo de Barreiro-Moita/Montijo. Sentiu, ao longo dos oito encontros mensais, “um agradável clima de união, de fortalecimento próprio e do grupo, de maravilhosas partilhas e testemunhos, de alegria, de tristezas e inseguranças, de superação, de orientação, de aceitação, de confissão e, principalmente, de ENCONTRO!”

Também Bruno Canceiro, da Paróquia de Laranjeiro-Feijó (Núcleo de Almada) dá graças a Deus por estes encontros vicariais dos Convívios Fraternos: “O cristão é chamado a ser embaixador do Reino num mundo cada vez mais estrangeiro, nas pequenas e grandes fadigas do dia-a-dia — por isso, que alívio que é poder descansar um pouco ao final do dia com os compatriotas celestiais, que falam a mesma língua, e recobrar forças.”

Confiança em Deus, relações humanas, coerência cristã, perseverança e pertença à Igreja foram alguns dos temas vividos durante o ano. Abordando questões do quotidiano dos jovens, a dinâmica “Parte de ti” procurou fazer caminho com os convivas, à luz da Palavra de Deus, em oração e tendo como referência figuras de santidade e da nossa história.

A fadiga dos ecrãs

“Apesar deste cenário positivo e estando cada um na segurança do seu lar, surgiram alguns obstáculos nesta via online, pois a fadiga pandémica fez-se sentir e manifestou-se na pouca adesão e participação dos jovens à medida que os encontros se iam realizando” confidencia a jovem Cláudia Carvalho.

Bruno partilha da mesma opinião: “Este Zoom que agora nos domina… é uma chatice. É cansativo a nível fisiológico, sobretudo para muitos de nós que já somos obrigados a passar o resto do dia grudados a um ecrã. E não satisfaz completamente o nosso desejo naturalíssimo (e ordenado por Deus) de nos relacionarmos. Enfim, que seja mais um sacrifício que a gente possa oferecer pela humanidade sofredora e pecadora. Fica sempre bem dizê-lo (embora não saiba bem fazê-lo), mas, francamente, que mais há a fazer, ou que atitude mais sábia poderá haver nesta circunstância?”.

“Ainda que de modo imperfeito, fica sempre alguma consolação: a consolação da oração; a consolação do testemunho dos irmãos mais fortes, para benefício dos mais pequeninos; da partilha da ação do Espírito na vida de cada um; do aumento do conhecimento das coisas de Deus; da alegria conjunta. E isso é bom. Muito bom.”

“Confiança, fé e força”

Como também testemunha a responsável de Barreiro-Moita/Montijo, apesar das dificuldades, “os temas cativantes e o ambiente vivenciado em cada Encontro, transmitiram sempre a confiança, a fé e a força que todos nós procuramos nos tempos de maior dificuldade. Assim, todos os Encontros Vicariais foram concretizados, chegando a todos, quanto possível, e destacando o grande desafio que é ser Cristão na atualidade”.

“Agradeço a todos aqueles que se juntaram a nós nesta caminhada e que nos abriram as portas da sua intimidade e conforto”, conclui.

O ano pastoral ainda não terminou, estando previsto o grande Encontro Diocesano, agendado para 27 de junho, que irá decorrer presencialmente de acordo com as normas sanitárias em vigor.

Os Convívios Fraternos são um movimento de espiritualidade e de ação para jovens e casais católicos que propõe a vivência, testemunho e Boa Nova de Jesus Cristo através da participação num “Convívio Fraterno”.

Nos mais de quarenta anos de presença do movimento em Setúbal, contabilizam-se 84 convívios fraternos de jovens e 10 convívios de casais. Ao todo, estima-se que já tenham feito Convívio Fraterno na Diocese de Setúbal cerca de 2760 jovens.

Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos e JM

09 de Junho de 2021