Paróquia de S. Sebastião: Temporada “Sons da Arte” com “Penitências à Virgem das Águas”

20210623-atelie-opera-s-sebastiao-1 (4)

Continua a decorrer na Igreja de São Sebastião, em Setúbal, o ciclo “Sons da Arte”, desta vez com a participação do Ateliê de Ópera de Setúbal, no sábado passado (dia 19), com o espetáculo “Penitências à Virgem das Águas”.

A direção artística e a conceção é do maestro e compositor Jorge Salgueiro, a coreografia é de Iolanda Rodrigues e a interpretação teve como atriz convidada Sara Túbio Costa, sendo uma peça concebida para ser apresentada na Igreja, em estreia.

Disse Jorge Salgueiro, “é um espetáculo construído a partir da escolha de obras musicais com dois constrangimentos: ser uma obra de domínio público e ter texto religioso. A dramaturgia coloca no mesmo plano santos e pessoas comuns perante a busca da paz e a possibilidade de contemplação da beleza. A penitência é o processo de tomada de consciência, o caminho em busca de um ser sereno, vidente e livre”.

O Ateliê de Ópera de Setúbal é um dos quatro pilares artísticos da Associação Setúbal Voz, que foi fundada em fevereiro de 2020 e que conta já com cinco realizações, fruto do talento, da dedicação e da paixão dos coralistas do Coro Setúbal Voz pelo canto lírico, mas essencialmente devido à genialidade do Maestro Jorge Salgueiro. A Associação caracteriza-se pela busca da identidade, na elaboração de novas criações artísticas e na relação com as artes e artistas contemporâneos.

Neste evento, e tal como muitas outras associações culturais e artísticas, também a Associação Setúbal Voz se quis associar à Paróquia de São Sebastião, numa parceria que visou dar um contributo para as necessárias obras de recuperação da Igreja.

Os apoios, intercâmbios e ajudas vão tendo uma expressão cada vez maior na cidade, refletindo-se não só no número de amigos, paroquianos e cidadãos que vão participando e apoiando a causa, como também se reflete nas parcerias e representações da Câmara, Junta de Freguesia e outras entidades públicas e privadas, que fazem questão de estar presentes.

Neste âmbito, os Amigos da Paróquia de S. Sebastião continuam a promover ações culturais e a trazer a comunidade e forças vivas da cidade à Igreja de S. Sebastião, como ponto de encontro de culto e arte.

Isabel Melo, Paróquia de São Sebastião

23 de Junho de 2021