Nomeações de D. José Ornelas para a vida pastoral da Diocese – Julho de 2021

20210715-nomeacos--vida-pastoral-julho-2021

José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, a fim de prover às necessidades pastorais das paróquias e dos serviços diocesanos, após diálogo com os interessados, nomeia os presbíteros em seguida mencionados para as funções que lhes são confiadas:

PARÓQUIA DE ARRENTELA

Pe. Abraão Kasisa

• Pároco da Paróquia de Arrentela, em substituição do Administrador Paroquial, Pe. Pietro Cerantola, sc.
  • Cessa funções como Pároco da Paróquia de Faralhão e Praias do Sado.

PARÓQUIA DE FARALHÃO E PRAIAS DO SADO

Pe. Cláudio Miguel Tavares Rodrigues

• Pároco da Paróquia de Faralhão e Praias do Sado, em substituição do Pe. Abraão Kasisa.
  • Continua Assistente Diocesano do Departamento da Juventude.
  • Cessa funções como Pároco “in solidum” da Paróquia de Palmela.

PARÓQUIAS DE TRAFARIA E MONTE DE CAPARICA

Pe. Joaquim Pedro Lobo Cardoso Quintela

• Continua Pároco da Paróquia do Monte de Caparica, a par de outras funções para as quais se encontra nomeado.
  • Continua Vigário Paroquial da Paróquia da Trafaria, sendo Pároco o Pe. Marco André Paleta Belchior.

Pe. Marco André Paleta Belchior

• Pároco da Paróquia da Trafaria, em substituição do Pe. João Luís Fernandes Paixão, recentemente falecido.
  • Vigário Paroquial da Paróquia do Monte de Caparica, sendo Pároco o Pe. Joaquim Pedro Lobo Cardoso Quintela.
  • Continua como Capelão da Marinha, ao serviço da Diocese das Forças Armadas e de Segurança.
  • Cessa funções como Pároco da Paróquia de Laranjeiro-Feijó.

PARÓQUIAS DE LARANJEIRO-FEIJÓ E COVA DA PIEDADE

Pe. José Gil de Borja Pinheiro Ribeiro

• Vigário Paroquial da Paróquia de Laranjeiro-Feijó, sendo Pároco o Pe. José Sisto Manuel Sacatu.
  • Continua Pároco da Paróquia da Cova da Piedade, a par de outras funções para as quais se encontra nomeado.

Pe. José Sisto Manuel Sacatu

• Pároco da Paróquia de Laranjeiro-Feijó, em substituição do Pe. Marco André Paleta Belchior.
  • Continua Vigário Paroquial da Paróquia da Cova da Piedade, sendo Pároco o Pe. José Gil de Borja Pinheiro Ribeiro.

Louvo o Senhor pelo serviço prestado pelos padres que deixam funções nas nossas comunidades, nestes tempos difíceis que atravessamos. Que o Bom Pastor seja sempre a sua recompensa, alegria e força. Um especial obrigado ao Pe. Pietro Cerantola, ao Pe. Leone Orlando e à comunidade dos Scalabrinianos, pelo generoso contributo e cuidado da Paróquia de Arrentela, no período de transição que conheceu durante este ano.

Uma memória muito particular, grata e amiga vai para o Pe. João Luís Fernandes Paixão, que recentemente o Senhor chamou, sendo Pároco da Paróquia da Trafaria e Vigário Paroquial da Paróquia do Monte de Caparica. Que o Bom Pastor o acolha nos seus braços e lhe dê a recompensa daqueles que dedicam a vida ao serviço do Seu povo.

A todos os sacerdotes implicados nestas mudanças exprimo uma grande estima e gratidão pela dedicação livre e generosa com que colaboraram na busca de soluções pastorais. É-me particularmente grato sublinhar a disponibilidade para constituir equipas pastorais de clérigos, indo ao encontro da diminuição do número de padres, mas sobretudo reforçando a fraternidade e a comunhão ao serviço do povo de Deus. Que o Espírito do Senhor nos ilumine e nos guie na procura conjunta de caminhos de comunhão e de missão, no seio do clero e na convergência dos ministérios laicais, em ordem à conversão pastoral que nos pede o Papa Francisco e à renovação sinodal proposta para a nossa Igreja de Setúbal, a caminho do cinquentenário da Diocese, em 2025.

Às comunidades envolvidas no processo de mudança, peço que participem dos mesmos sentimentos de gratidão para com os sacerdotes que estiveram ao seu serviço até este momento e que acolham, com fé e carinho, os que chegam para continuar esta missão.

Outras nomeações complementares de ofícios pastorais, nas Paróquias e na Diocese, serão oportunamente dadas a conhecer no mês de setembro.

Setúbal, 16 de julho de 2021, no 46º aniversário da criação da Diocese.

+ José Ornelas Carvalho

Bispo de Setúbal