Cultura: “Revelar-Te”, Ciclo de Cinema Católico de Almada, regressa de 15 a 19 de dezembro

20211209-ciclo-cinema-revelar-te-banner

A 12ª edição do “Revelar-Te”, Ciclo de Cinema Católico de Almada, acontece de 15 a 19 de dezembro, na Academia Almadense.

A iniciativa cinematográfica terá a exibição de seis filmes com diversas proveniências e temas, sendo que cada um contará com o comentário de um convidado especial. A entrada é gratuita.

No primeiro dia será mostrado o filme “Sol enganador” (1994) do realizador Nikita Mikhalkov. Na quinta-feira, 16 de dezembro, será exibido “Se Dio vuole” uma película de Edoardo Falcone, de 2015. Para sexta-feira, 17 de dezembro, está reservada a obra cinematográfica “Quo Vadis, Aida?”, filme de 2020, da autoria de Jasmila Zbanic.

No sábado, dia 18, estão previstas duas exibições: às 17h30 “Nostalgia”, de Tarkowsky, um filme de 1993 e às 21h15 “Vitalina Varela”, um filme de 2019, do cineasta Pedro Costa. Por fim, o ciclo encerrará no domingo, 19 de dezembro, com a película “Momentos de Glória” (1981), do realizador Hugh Hudson.

Entre os comentadores encontram-se Maria Emília André (advogada), José Barata (professor de medicina), Jorge Almeida (Vale de Acór), os padres Pedro Quintela e Rui Gouveia e ainda o próprio realizador Pedro Costa que comentará a sua obra “Vitalina Varela”.

Em nota enviada à Diocese, a organização informa que esta mostra cinematográfica apresenta-se “como um desafio à sensibilidade e curiosidade de todos perante a sétima arte”, e é um convite aberto a todos, “aos praticantes comuns do cinema e aos cinéfilos, aos de olhar distante e aos que cruzam o seu olhar com Cristo”.

É um convite “a encontrarmo-nos e a conhecermos outros entendimentos dos ciclos da vida, com o cinema a dizê-los e questioná-los”. Neste ciclo de cinema pode ainda encontrar “a beleza como irmã subtil da verdade, filmada nos seus movimentos perante nós e para nós”.

“Não obstante as dificuldades resultantes das vicissitudes a que nos obriga o Covid-19, os devidos cuidados de prevenção serão assegurados”, acrescenta a organização.

O Ciclo de Cinema Católica de Almada é promovido pelo NUCA – Novos Universitários Católicos, Paróquia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, com o apoio da Academia Almadense e da Câmara Municipal de Almada.

Para mais informações, siga a página do “Revelar-Te” no Facebook e no Instagram.

09 de Dezembro de 2021