LOC/MTC: Mensagem de Natal “O Caminho é ser solidário”

Factory workers greeting each others with elbows during corona v

A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) da Diocese de Setúbal reuniu-se no passado domingo para a sua Celebração de Natal, na Igreja de São Tiago em Sesimbra. Os representantes dos grupos da LOC/MTC existentes na Diocese escutaram em conjunto a leitura da Mensagem de Natal do movimento em Portugal.

Na mensagem , a LOC/MTC alerta que as condições dos trabalhadores continuam “a degradar-se” e afirma que é preciso “redescobrir os valores da solidariedade e do bem comum”.

“Para lá do Natal de luzes, encontros, presentes e festas, existe outro em que Deus nasce entre a gente que sofre, entre pessoas desesperadas por não verem saídas para os seus problemas. A falta de emprego digno, o tipo de empregos, os horários, os salários, as diferenças salariais, a pandemia, o custo de vida, os novos descartáveis, as migrações, empregos dignos para os jovens, os invisíveis”, explica na mensagem de Natal.

A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos em Portugal assinala que onde o sofrimento é palpável “é onde acontece o Natal e se faz mais presente”.

“Onde por não haver nada, continua a acontecer o encontro pessoal sem se abandonar ao material; onde há espaço para a sinceridade, cada um aceita as suas debilidades e existe uma palavra de esperança para quem necessita de ir em frente; onde existe uma Igreja em saída”, acrescenta.

O coordenador nacional da LOC/MTC, Américo Monteiro, afirma que são “enormes” os desafios para os tempos que se vivem na sociedade portuguesa, com mais um ano a época de Natal a ser vivida em tempo de pandemia e “as condições dos trabalhadores a degradar-se”.

“Para haver Natal neste Natal, os cristãos e todos os irmãos devem lutar para que exista um trabalho digno para todos, que permita a cada um contribuir com o seu trabalho e a sua criatividade na obra da criação e no sustento dos seus entes queridos, pois isso é central na existência humana”, destaca o responsável da Mensagem de Natal 2021.

Segundo a LOC/MTC, ‘o caminho é ser solidário’ e recorda que o Natal cristão, no seu sentido sagrado, recorda o gesto fundamental de acolher, “sem o qual a vida não se torna humana e precipita-se no abandono absoluto”.

Citando o Papa Francisco, na sua carta encíclica ‘Fratelli Tutti’, sobre a fraternidade e a amizade social, os Trabalhadores Cristãos recordam que “solidariedade é uma palavra que nem sempre agrada”.

“Para haver Natal neste Natal, os cristãos e todos os irmãos, precisam de redescobrir os valores da solidariedade e do bem comum”, afirma a Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, na mensagem de Natal 2021.

Agência Ecclesia c/JM

15 de Dezembro de 2021