comprehensive-camels

Publicação: “Instantes Poéticos”, do Padre José Maria Furtado, lançados em ambiente de partilha no Montijo

20211221-padre-jose-maria-lançacemento-livro-instantes-poeticos (25)

No domingo, 19 de dezembro, o padre José Maria Furtado fez a apresentação do seu novo livro “Instantes poéticos” na Junta de Freguesia do Montijo.

Para fazer a sua apresentação contou com a colaboração do presidente da Junta de Freguesia do Montijo, do padre José Lobato e ainda da sua amiga Alexandrina Pereira.

O Presidente da Junta de Freguesia começou por dar as boas-vindas a todos os convidados e congratulou o padre José Maria pelo lançamento deste novo livro.

Em seguida, o senhor padre Lobato começou por dizer que este livro de poesia é um livro atual e, que pode ser comparável aos livros sapienciais do Antigo Testamento. Ele referiu que sábio não é aquele que sabe tudo, mas sim aquele que sabe viver, e isto é o que autor deste livro pretende transmitir através dos seus poemas.

Seguiu-se a intervenção de Alexandrina Pereira, ela referiu que o padre José Maria tem muita poesia dentro de si, e por isso, deve partilhá-la. Ela referiu ainda uma característica muito particular do sacerdote que é o seu gosto pela fotografia. E o seu olhar quando fotografa é o mesmo que ele coloca nos seus poemas. Também o jogo das palavras se encontra muito presente neste livro e é também uma das particularidades que caracteriza a escrita do padre José Maria.

 

Por fim, interveio o próprio padre José Maria que partilhou algumas histórias que foi vivendo nas comunidades por onde passou. Ele referiu que escreve em direto acerca das situações que vive no momento. Quanto ao seu gosto pela fotografia, não é algo ao acaso, porque para ele, fotografar é uma forma de olhar e de rezar, tal como escrever.

Este livro tem um cariz solidário na medida em que a sua receita reverterá a favor das comunidades de Pegões Velhos, Pegões-Cruzamento, Canha e São Pedro da Marateca. Também este dom da solidariedade, da partilha e da generosidade do padre José Maria foi muito elogiado por todos os presentes.

A tarde contou com a declamação de alguns poemas, com animação musical e com algum diálogo e partilha.

Carla Vilhena, Paroquiana de Pegões

 

Partilhe nas redes sociais!
21 de Dezembro de 2021