Óbito: Faleceu o Padre José Maria Pereira Lopes, cmf

20211230-padre-jose-maria-pereira-lopes

Partiu para a Casa do Pai um sacerdote que nos deixa feliz memória. O Rev.do Padre José Maria Pereira Lopes, cmf (Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria, também conhecidos por “Claretianos”), faleceu no passado dia 30 de dezembro, em Carvalhos, Vila Nova de Gaia.

Esta Congregação esteve presente na cidade de Setúbal durante cerca de 90 anos, assumindo, em distintas fases, as paróquias de Santa Maria, São Sebastião e também do Faralhão e Praias do Sado, além da reitoria de Nossa Senhora da Boa Hora.

O Padre José Maria nasceu em Seidões (Fafe), na arquidiocese de Braga, a 30 de março de 1934. Era filho de José Maria e Arminda. Entrou para a Congregação no Seminário dos Carvalhos a 3 de outubro de 1949. Estudou Filosofia no Porto e Teologia em Roma, especializando-se em espiritualidade. Foi ordenado sacerdote em Roma a 22 de dezembro de 1962. Foi missionário e formador de noviços em África e no Brasil.

Foi particularmente no Faralhão e Praias do Sado, e também na reitoria da Boa Hora (“Os Grilos”), que o Padre José Lopes nos ofereceu a todos os que tivemos a graça de com ele trabalhar e conviver durante mais de 20 anos, mais precisamente entre 1995 e 2016, o testemunho da sua fé, da sua bondade, do cativante acolhimento com que sempre nos recebia. Era com a amizade e a simpatia de um coração bom, ao jeito do Coração de Maria, que a todos acolhia e incentivava com palavras de sabedoria, primeiro no Faralhão e em Praias do Sado de que se ocupou entre 1995 e 2005, e depois na reitoria da Senhora da Boa Hora durante outros dez anos.

Em 2016, adoeceu com gravidade. Mesmo doente, continuava a oferecer a quantos o visitavam a afabilidade do seu sorriso e o estímulo da sua fé. Esteve alguns meses internado na Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, vindo a ser transferido para a enfermaria do Seminário da sua Congregação em Carvalhos, Gaia. Morreu a 30 dezembro 2021, com 87 anos de idade.

Juntos com os nossos irmãos claretianos, damos graças a Deus por este bom sacerdote que generosa e jubilosamente se entregou ao trabalho missionário, por muito tempo na nossa Diocese de Setúbal, e pedimos ao Senhor que o acolha e lhe abra os tesouros de felicidade que prometeu a quantos tudo deixassem para O seguir e anunciar o Seu Evangelho.

Padre José Lobato, Vigário-Geral da Diocese de Setúbal

07 de Janeiro de 2022