Setúbal/Festas de S. Sebastião: “Gente da Gente de São Sebastião”

20220126-festa-de-sao-sebastiao (9)

As festas de São Sebastião tiveram início no dia 20 de Janeiro, dia do Padroeiro, tendo continuado no dia 23, domingo, não só com as Eucaristias, mas também com o evento musical “Gente da Gente de São Sebastião”.

Este evento contou principalmente com participações musicais e uma pequena peça teatral, procurando juntar elementos da paróquia, atuais ou antigos, jovens e escuteiros, ou ainda familiares de gente ativa na paróquia, sempre prontos a dar o seu contributo.

O Padre Casimiro Henriques, Pároco da Igreja de S. Sebastião, acompanhado pelo Vigário Paroquial Padre João Rosa, deu as boas vindas enquanto anfitrião, agradecendo a presença de todos, congratulando-se por ver reunida toda a comunidade à volta de S. Sebastião.

Também os Amigos da Paróquia referiram “que a melhor forma de festejarmos é reunirmos a nossa gente e a comunidade à volta de S. Sebastião e o celebrarmos”.

“Tudo isso também se deve ao pilar que é o nosso Padre Casimiro. É da casa, mas imprescindível neste processo, sem o qual não estaríamos aqui, já que foi o primeiro a dar o passo, que nos incentivou e incentiva a cuidar do belo legado que é a Igreja de S. Sebastião, património de interesse público e por isso de todos nós”, acrescentam.

Neste evento foram convidados a participar elementos ou grupos, alguns profissionais outros mais amadores, mais directa ou indirectamente ligados à paróquia, mas todos eles com um traço comum de boa vontade em participar e ajudar a Igreja. “Se é a nossa Casa de Deus, temos de ser nós a cuidar da nossa casa e a preservá-la”.

O primeiro participante foi João Alves, escuteiro e com participação no coro da Eucaristia, tanto na guitarra, como no órgão. Também tem tocado em bandas, caso de Banda Católica. Actuou depois Pedro Castanheira na guitarra, pintor e bolseiro da Academia Luisa Todi, formando-se a partir daí enquanto autodidacta, tendo feito parte de algumas bandas.

A terceira participante foi Raquel Pernas, no violoncelo, que frequenta a licenciatura em Música, na Universidade de Évora e que tem tido várias actuações na Orquestra Sinfónica Portuguesa e outras, fazendo ainda parte de um Duo de clarinete e violoncelo. A quarta intervenção foi de Ensemble Voz, com Ana Wilches na voz e Ricardo Mendes na guitarra. Participam nos coros das Igrejas do Coração de Maria e de S. Sebastião e têm actuado na animação de casamentos e baptizados.

Intercalando entre participações da primeira parte, tivemos os jovens Mariana Rosa, David Arenga e André Azadinho que, em três actos, foram contando a história de São Sebastião, sob a orientação dos coordenadores dos jovens Júlia Morgado e Vasco Gonçalves, que iam fazendo as apresentações dos vários intervenientes.

Foi ainda lançado pelos Amigos da Paróquia uma colecção de seis postais “Igrejas de Setúbal”, da autoria de Alberto Pereira.

Começa uma segunda parte com a participação de Francisco Canteiro, na guitarra e Alexandre Sousa no clarinete. O primeiro, escuteiro marítimo na Paróquia desde pequeno, licenciado em Música pela Universidade de Évora, leciona guitarra clássica em dois Conservatórios Regionais e numa Escola de Música.

Participou seguidamente um coro de três irmãs, duas primas e um avô no bandolim, mas apenas puderam estar presentes as irmãs Beatriz, Francisca e Mafalda Moura Ramirez na voz e Inês Júlio na guitarra. Coro caseiro, como dizem, de baptizados e casamentos de família.

Seguiu-se o conhecido Grupo Mediaevus Ensemble, composto por Filipa Melo, Helena Matias, Raquel Pereira, Susana Santos e Pedro Oliveira, com vozes e instrumentos vários como flauta, rabeca, violino, harpa, guitalele e percussão. A interpretação das peças, bem como a selecção dos instrumentos musicais, pretendem recriar os ambientes sonoros da Baixa Idade Média e Renascimento.

A última participação, e para encerramento do evento musical, foi de António Laertes e Sofia Amorim, respetivamente no órgão de tubos e voz. O primeiro concluiu a sua formação em Composição na Universidade de Évora. É professor no Conservatório Regional de Setúbal, pianista acompanhador da Academia de Música de Lisboa e do Coro de Santo Amaro de Oeiras, organista da Sé Catedral de Setúbal e ainda ligado ao festival de Música de Setúbal. Sofia terminou a sua formação musical na Escola Superior de Música de Lisboa e no Instituto Kodály da Academis de Lizt. Faz parte do Coro de Câmara da EMSL e como solista apresenta-se com orquestra e pequenos grupos de música de câmara.

Os Amigos da Paróquia fizeram os agradecimentos finais, após o sorteio de uma colecção de postais e de duas garrafas de vinho de S. Sebastião, convidando todos a cantar o hino de S. Sebastião. Agradeceram aos que participaram e assistiram, pois “dizemos sempre que queremos levar a arte à cidade e trazer a cidade à Igreja, mas o primeiro grande objectivo é fazer comunidade com todos os Amigos.”

Isabel Melo, paroquiana

26 de Janeiro de 2022