Formação: Academia Fé e Cultura abre portas com Evangelho de São Lucas

20220125-abertura-academia-fe-cultura (22)

Na abertura da Academia Fé e Cultura, D. José Ornelas aponta este como um projeto que dá “solidez à doutrina da fé” e que nos torna capazes de ser “agentes de renovação” numa Igreja sinodal.

Na Festa da Conversão de São Paulo, 25 de janeiro, a Diocese de Setúbal iniciou o seu novo projeto de formação diocesana, a Academia Fé e Cultura, com o módulo “Evangelho de São Lucas”, orientado pelo Padre João Lourenço, doutor em Teologia Bíblica e professor catedrático emérito da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Na intervenção inaugural, D. José Ornelas salientou que o Evangelho de São Lucas é “o evangelho da universalidade e da renovação”, cujo aprofundamento ajudará a refletir e a construir “uma Igreja sinodal, que se quer transformar”.

Esta universalidade da Academia, segundo o prelado, reflete-se no sistema híbrido em que se realiza, com modalidade de participação online e presencial e que permitiu, nesta fase inicial de inscrições, que o projeto chegasse “não só a toda a Diocese, mas também a outras dioceses e a pessoas de outros países”.

“Este é um projeto de evangelho, para que possamos dar a solidez à doutrina da fé em que crescemos” refere o bispo diocesano, lembrando que a Academia sucede à “Escola de Fé”, da qual muitos diocesanos participaram.

Durante estes anos, “procurou-se mudar, refletir, criar novos modelos. A pandemia atrasou o processo, mas agora a Academia começa”, realçou.

“Queremos que esta seja a primeira sessão de muitas sessões, de muitos cursos”, que compreenderão matérias como estudo da Bíblia, Teologia, temas fundamentais da Igreja, mas também temas de diálogo com a sociedade e o mundo.

“Queremos aprofundar as razões de ser da nossa Igreja, não como um grupo fechado, mas sim como um grupo que encontra Jesus, como Lucas e como Paulo, e que se dedica à missão”.

A Academia Fé e Cultura vai funcionar num regime modular em que o formando se inscreve de acordo com os assuntos da fé em que tenha interesse: “Na realidade, existe um programa completo de aprofundamento da fé mas cada um vai tomando naqueles [módulos] que tem gosto em participar”.

“Sejam bem vindos a esta iniciativa”, terminou o Bispo de Setúbal.

Academia Fé e Cultura (AFC) é um projeto em desenvolvimento na Diocese de Setúbal com o intuito de oferecer um fórum de reflexão e formação bíblica, teológica e cultural às suas comunidades, em diálogo com a sociedade e como resposta aos desafios da evangelização e da missão nos tempos atuais.

Promove, nos primeiros meses de 2022, duas propostas formativas para todos os que desejem aprofundar a mensagem e a fé cristã: o módulo “Evangelho de São Lucas” (de 25 de janeiro a 22 de fevereiro) e o módulo “História da Igreja de Setúbal” (de 3 de março a 28 de abril).

Para mais informações sobre a Academia Fé e Cultura, contactar academiafecultura@diocese-setubal.pt

Formação: “Academia Fé e Cultura” inicia em 2022 com projeto-piloto

Academia Fé e Cultura/D. José Ornelas: “Aprofundar a fé para melhor participar na Igreja”

27 de Janeiro de 2022