Juventude: Banda de Fernão Ferro representou a Diocese de Setúbal no Festival Nacional da Canção Mensagem

20220518-festival-nacional-cancao-mensgem

O Grupo de Jovens da Sé da Diocese de Lamego foi o grande vencedor desta edição, tendo as Dioceses de Lisboa e Aveiro completado o pódio, com o segundo e terceiro lugar. A Diocese de Coimbra recebeu o «Prémio Ser».

Esta iniciativa da juventude acontece de dois em dois anos, numa organização do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), e este ano contou com a colaboração da Diocese de Aveiro.

Em declarações à Agência Ecclesia, o diretor do DNPJ salientou que o festival da canção tem um pouco da componente de concurso mas “a grande oportunidade, o grande objetivo do festival”, é que os grupos nas suas dioceses “aproveitem o facto de escreverem uma letra, uma música que sirva de evangelização”, e que através da música possam transmitir o Evangelho de Jesus Cristo.

“As dioceses vão procurando aproveitar essas músicas, não só as que vêm representar a diocese mas também as suas músicas que viveram nos festivais diocesanos, essa letra para depois quase formarem o seu caderno de músicas e a partir dai transmitir e evangelizar. Muitos dos contextos que temos aqui vêm dos contextos paroquiais, de um trabalho dos seus grupos de jovens e é uma boa representação dar sentido a todo este caminho”, explicou o padre Filipe Diniz.

Participaram no 13º Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem 13 dioceses de Portugal. Esta iniciativa realiza-se habitualmente de dois em dois anos, a última edição foi em 2019, em Fátima, sendo suspensa devido à pandemia, em 2021.

JM c/Agência Ecclesia

Juventude: Banda «Lés-a-Lés» representa a Diocese de Setúbal no Festival Nacional da Canção Mensagem

Juventude: Festival Diocesano da Canção Mensagem convidou jovens a “levantarem-se”

18 de Maio de 2022