Catequese: D. José Ornelas desafiou catequistas ao anúncio da fé com “gestos e atitudes”

20220206-dia-do-catequista-2022 (31)

O Santuário de Cristo Rei acolheu, no passado domingo, 6 de fevereiro, o Dia Diocesano do Catequista 2022, depois de um ano de interrupção devido à pandemia. Também por este motivo foi um dia mais contido, realizando-se apenas da durante a manhã. Depois de uma conferência sobre São Bartolomeu dos Mártires, padroeiro dos catequistas, seguiu-se a Eucaristia presidida por D. José Ornelas, Administrador Diocesano.

Esta foi a oportunidade para o recém-nomeado Bispo de Leiria-Fátima celebrar com os catequistas da Diocese de Setúbal, de uma forma significativa e solene, deixando palavras de saudade e gratidão aos que, nas Paróquias, têm a missão de anunciar a Palavra de Deus aos mais novos.

“Mal seria que partisse daqui sem levar saudades de vós, do vosso trabalho, desta Diocese onde os catequistas são um grupo particularmente importante – disse D. José Ornelas – o primeiro anúncio do Evangelho deve ser em casa, mas a mãe-Igreja também vai educando os seus filhos mais novos, na beleza, na esperança e na força do Evangelho. Esse é o vosso trabalho que não se faz com muitos discursos, mas com gestos e atitudes. Se há algo que levo de vós, é o vosso entusiasmo e ardor missionário no anúncio da Palavra”.

O Prelado sublinhou que a catequese ajuda “a formar homens e mulheres na fé, com a força, sabedoria e esperança do Espírito de Deus”, para que as crianças, adolescentes e jovens de hoje possam, amanhã, serem eles próprios transmissores da fé que receberam, e possam ser “à semelhança de Pedro, Homens que lançam as redes da barca”.

D. José Ornelas lembrou, ainda, o ministério do Catequista instituído pelo Papa Francisco: “isto não significa criar um posto na Igreja e nem todos serão instituídos neste ministério, mas é importante que, em cada Paróquia, haja um rosto visível do anúncio e da formação da Palavra de Deus, a par do pároco, num percurso que é também ele sinodal. O Bispo é o primeiro anunciador da Palavra, mas não chega a todos. A fé tem que ser dita, testemunhada e apresentada, com cada um de vós”.

No final da celebração, como já vem sendo habitual, D. José Ornelas entregou os diplomas aos catequistas que completaram o Curso Geral de Catequese e aos que, nas diferentes comunidades, festejaram vinte e cinco anos dedicados ao Evangelho, neste serviço de anúncio da Palavra aos mais pequenos.

“É necessário ter fervor para anunciar a vida em Jesus”

O Padre Rui Gouveia, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Infância e Adolescência, referiu que, depois de um período de pandemia, se já era certo que, ao catequista, “é necessário ter fervor para anunciar a vida em Jesus”, isso agora “ainda se torna mais certo” porque “há gente cada vez mais necessitada da Luz da Vida”.

“Este dia em que nos voltamos a reencontrar – referiu ainda o diretor – serve para nos alentarmos uns aos outros para anunciar a Boa Nova, para não perdermos este fervor e nos estimularmos neste anúncio que é fundamental.

Como gesto de gratidão pelos seis anos de pastoreio na Diocese de Setúbal, os catequistas de Setúbal entregam a D. José Ornelas várias mensagens por eles preparadas, quer a nível pessoal, quer nos grupos de catequese. “Sendo um homem da Palavra – disse o Padre Rui Gouveia – ocorreu-me que nada seria mais bonito do que oferecer ao Senhor Bispo, palavras dos catequistas de Setúbal, palavras desta porção do Povo de Deus”.

D. José Ornelas, fazendo memória da sua chegada à Diocese de Setúbal com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, dirigiu uma palavra final aos catequistas: “Levo-vos no coração, mas parte do meu coração fica também por aqui. Que o Senhor faça de todos missionários e missionárias. Eu continuarei a pedir sempre por vós junto de Nossa Senhora”.

AS

11 de Fevereiro de 2022