Cristo Rei/Pe. Ivan Petliak: “Agradecemos por nos fazerem sentir que não estamos sós”

20220304-cristo-rei-ucrania-vigilia-pela-paz (1)

O Pavilhão do Rosário, no Santuário de Cristo Rei, acolheu uma Vigília de Oração na noite de sexta-feira, 4 de março, pela paz na Ucrânia.

“O meu povo agora sofre. Para todos nós, ucranianos, que estamos aqui, é importante, neste momento, tão difícil e tão crítico, para a Europa e o mundo inteiro, levantar e rezar convosco”, disse o Padre Ivan Petliak, responsável da comunidade greco-católica ucraniana presente na Diocese de Setúbal.

“Estão a roubar-nos o nosso tesouro que é a nossa pátria. Muitos não queriam acreditar nisto. Acordámos de madrugada com explosões. O nosso país sofre por causa da injustiça, de um crime contra a humanidade”, referiu o sacerdote.

Contudo, salienta, “a luz da fé é mais forte que todo o medo porque o Senhor está conosco. Nós somos um povo de fé, muito religioso. Temos tantas igrejas lindas que nós construímos para rezar, celebrar. A nossa história coloca-nos como um Povo de Deus, um povo abençoado, e por isso estamos prontos a fazer a vontade do Senhor e por isso também estamos a dar este testemunho de sacrifício.”

“Peçamos o Senhor que nos fortaleça, que nos encaminhe. Agradecemos ao vosso povo pela ajuda, pelas orações, por nos fazerem sentir que não estamos sós, que estão ao nosso lado, não nos abandonam”, concluiu.

A larga assembleia, que encheu o pavilhão, participou na recitação do terço orientada pelo comunidade greco-católica ucraniana, presente na Diocese de Setúbal.

“Queremos associar-nos ao clamor da comunidade ucraniana presente em Portugal e no mundo, neste pedido insistente e universal da paz – pelo dom da paz” manifestou o Padre Carlos Silva, Reitor do Santuário.

“Sendo este um lugar especialmente dedicado à paz, de memória e agradecimento do povo português pela paz conservada durante a Segunda Guerra Mundial, é o local por excelência onde se pode rezar pela paz, unindo-nos aos irmãos ucranianos” acrescentou o responsável.

“Louvamos o Senhor por este momento e continuamos unidos em oração pela paz”, concluiu.

Fotos: Santuário de Cristo Rei

08 de Março de 2022