Seminário/Ucrânia: Seminaristas realizaram concerto-oratório de Quaresma pela paz na Ucrânia

20220413-semincario-concerto-pela-paz-ucrania (2)

A capela do Seminário de Almada acolheu na noite de 4 de abril, um Concerto Oratório de Quaresma pela paz na Ucrânia. Ao longo do serão, os seminaristas apresentaram nove cânticos, intercalados com leituras da Sagrada Escritura alusivas à guerra e à paz.

A capela, iluminada por velas, convidava ao recolhimento e oração. Tal como no antigo Ofício de Trevas, no final de cada leitura, era apagada uma vela do candelabro triangular que se encontrava ao centro, lembrando as trevas que vão envolvendo a terra à medida que Cristo se encaminha para a sua morte.

A sequência de cânticos e leituras começou por temas bélicos e foi evoluindo para a paz de Cristo sepultado. A última vela, que permaneceu sempre acesa, apontou sempre para a esperança da sua e nossa ressurreição.

No final da Oratória, o reitor do seminário, Padre Rui Gouveia, agradeceu a presença de todos. Também o Padre Ivan Petliak, responsável pelas comunidades ucranianas na Diocese de Setúbal, falou do acolhimento a refugiados e do trabalho no terreno que se tem feito num orfanato na Ucrânia. Os donativos recolhidos no final do concreto destinam-se a apoiar as crianças que aí vivem.

Seminário de São Paulo de Almada

13 de Abril de 2022