Corpo de Deus: Núncio Apostólico preside às celebrações na Diocese de Setúbal

20210621-Nuncio-Apostolico-D-Ivo-Scapolo

A Igreja vai celebrar na quinta-feira, 16 de junho, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecida entre nós também como “Corpo de Cristo”, sublinhando a natureza divina de Jesus que, sendo verdadeiro homem é também verdadeiro Deus, na expressão do Concílio de Calcedónia, em 451.

Às 11.00 terá lugar na Sé a celebração da Eucaristia, presidida pelo Senhor Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, que aceitou o nosso convite para, neste período de sé vacante, estar connosco, trazendo-nos um sinal de afeto e de comunhão eclesial do Santo Padre.

Após a celebração eucarística, o Santíssimo Sacramento ficará solenemente exposto.

Às 17.00, terá início o canto de Vésperas e seguir-se-á a solene procissão que tem como finalidade levarmos para a via pública o “coração” da nossa fé e da missão de cristãos no mundo: o Senhor Jesus Cristo que prometeu estar e caminhar connosco percorrendo os caminhos, muitas vezes difíceis, do nosso quotidiano.

O percurso da procissão será o habitual, entre a Sé e a igreja de São Julião. Após a Bênção com o Santíssimo Sacramento, o Senhor Núncio Apostólico deixar-nos-á uma mensagem final.

Para esta Procissão são convidados todos os diocesanos: clero, famílias, religiosos, jovens, crianças (em especial aquelas que celebram por estes dias a sua primeira Comunhão), irmandades, movimentos…

Padre José João Aires Lobato

Administrador Diocesano