Convívios Fraternos: Movimento tem novo secretariado diocesano

20220722-novo-secretariado-diocesano-convivios-fraternos (7)

Os jovens Catarina Gaspar, Sofia Costa, Nuno Guerreiro, André Leirôa, Cátia Gonçalves e Gabriela Godinho formam o novo Secretariado Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos. A equipa tem a missão de coordenar a ação pastoral do Movimento na Diocese de Setúbal no triénio 2022-2025.

A passagem de testemunho decorreu na noite de 22 de julho, na Igreja de São Sebastião em Setúbal, numa Eucaristia presidida pelo Administrador Diocesano, Padre José Lobato, e concelebrada pelo assistente diocesano do Movimento, Padre José Maria Furtado.

Na homilia, o Administrador Diocesano comentou a liturgia do dia, lembrando que na Igreja há muitos serviços para os dons que cada um tem, mas que há um serviço que é acessível a todos, “o mais importante de todos”, que é o amor.

“A todos e a todas os elementos deste secretariado, amem: a amem este movimento, amem a nossa Diocese, amem Jesus Cristo. Por Ele, pela Igreja e pela evangelização dos outros jovens, façam tudo o que estiver ao vosso alcance, na vossa imaginação, na vossa criatividade, na vossa entrega”.

Realçando a importância deste momento e o papel dos jovens leigos na vida da Igreja, o Padre José Lobato pediu ao novo secretariado para ter confiança e ser “ousado na sua missão”.

“Pelo encontro e pelo testemunho, Deus toca o coração, a semente da Palavra cresce ali. A semente dá fruto desde que tenha condições. Ao semeador, que somos nós, compete semear, sem medo, com coragem”, observou, advertindo para que não sejamos “semeadores calculistas e seletivos”.

Ninguém ouse dizer: “este não vale a pena”, “não foi feito para Cristo”. Todos fomos feitos para Cristo”.

O sacerdote lembrou o momento importante que vivemos na vida da Igreja, em particular para os jovens, com a Jornada Mundial da Juventude. Que esta seja também uma oportunidade de evangelização para os Convívios Fraternos, para “desinquietar as nossas comunidades na integração dos seus jovens”. “Mãos à obra!”, concluiu.

“Por Cristo, com Cristo e em Cristo!”

“Em nome do secretariado cessante, com quem tive o privilégio de caminhar, servir, aprender e crescer, durante os últimos 4 anos, dou graças por este novo secretariado” referiu no início da celebração a presidente do secretariado diocesano cessante, Ana Inês Agostinho.

“São tantos os dons e talentos que brotam em vós: só os podem perder se não os derem, se não os puserem a render. Juntos, evocamos a forte presença do Espírito Santo, em cada momento da vossa Entrega! Que seja sempre “Por Cristo, com Cristo e em Cristo!”. N’Ele somos um!”, concluiu.

No final da celebração, a nova presidente, Catarina Gaspar, deixou um agradecimento à equipa antecessora e à sua própria equipa pelos “sins que lhe foram dados: “é muito importante, agradecer e sorrir. Não somos nós que chamamos, é Ele que através de nós chama.”

Sobre o seu secretariado apenas aponta que será “um secretariado de falhas e de conquistas, com Cristo, em Cristo e por Cristo.”

Os Convívios Fraternos é um movimento português de espiritualidade e de ação de jovens e casais católicos que propõe a vivência, testemunho e Boa Nova de Jesus Cristo através da participação num “Convívio Fraterno”.

Nos mais de quarenta anos de presença do movimento na Diocese de Setúbal, contabilizam-se atualmente 86 convívios fraternos de jovens e 10 convívios de casais. Ao todo, estima-se que já tenham feito Convívio Fraterno na diocese sadina cerca de 2760 jovens.

Decreto de Nomeação

Padre José João Aires Lobato, Administrador Diocesano de Setúbal, atendendo ao pedido de Ana Inês Correia Agostinho, Presidente do Secretariado Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Setúbal, para nomear os membros constituintes do novo Secretariado deste Movimento, nomeio os membros do Secretariado Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Setúbal, para um mandato de três anos, com início a 15 de julho de 2022:

• Presidente: Catarina Leitão Gaspar;
  • Secretária: Sofia Rodrigues da Costa;
  • Tesoureiro: Nuno Afonso Machado da Palma Guerreiro;
  • Vogal: André Luís Eusébio Leirôa;
  • Vogal: Cátia Alexandra Carvalho Gonçalves;
  • Vogal: Gabriela da Silva Godinho.

Exprimo aos membros do Secretariado cessante, uma profunda gratidão pelo serviço prestado ao Movimento e à Diocese, e invoco a bênção de Deus sobre aqueles que agora assumem esta missão, para que, iluminados pelo Espírito Santo e inspirados pelo Evangelho, se convertam em discípulos do Senhor Jesus e sejam missionários dedicados, em particular entre os jovens.

Setúbal, Cúria Diocesana, 15 de julho de 2022

O Administrador Diocesano