comprehensive-camels

CNE: Escuteiros da Região de Setúbal participam em Acampamento Nacional (ACANAC)

20220729-cne-acanac

O ACANAC é o Acampamento Nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português. A 24ª edição realiza-se de 1 a 7 de agosto no Centro Nacional de Atividades Escutistas (CNAE), em Idanha a Nova, Castelo Branco.

Da Diocese de Setúbal, 32 dos 44 agrupamentos da região estão inscritos, totalizando-se a presença de 1657 elementos. 111 deles são adultos e estão nos serviços do ACANAC. À Região de Setúbal coube o desafio de acolher o Campo da II Secção (Exploradores, dos 10 aos 14 anos).

Em mensagem enviada aos escuteiros da região, a chefe da Junta Regional, Ana Margarida Chagas, lembra que este ACANAC é acampamento do centenário, os 100 anos do CNE, que se celebram em maio de 2023, reforçando que esta é “uma oportunidade (rara, nestas dimensões), de celebrarmos a ideia genial de Baden Powell, a perspicácia de Jacques Sévin, a coragem dos fundadores do CNE e o arrojo da nossa própria opção de vida”, para além de “uma oportunidade de deixarmos a nossa própria marca na história do Escutismo nacional.”

A responsável acrescenta que é uma atividade “muito sonhada” e “muito trabalhada, durante muito tempo com a dedicação e o sacrifício (sempre alegre) de tantos e tantos voluntários”.

Pede a todos que participem como “agentes facilitadores, comprometidos, cooperantes, tolerantes e, como sempre, com um espírito de alegria e de fraternidade, que certamente nos trará uma Região mais unida, nos abraços e nos afetos, mais preparada, em suma, mais feliz”.

“Que seja uma grande, enorme, festa! Tudo faremos para que nada falhe e se alguma coisa falhar que seja mais uma oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento!”, conclui.

Para mais informações consulte a página oficial do ACANAC: https://acanac.escutismo.pt/

JM

Partilhe nas redes sociais!
29 de Julho de 2022