comprehensive-camels

Cultura/S.Sebastião: “Amigos da Paróquia” promovem exposição “A Arte e o Néctar da Vida”

20221228-exposicao-a-arte-e-o-nectar-da-vida (1)

Na linha das ações dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, que visam a recuperação do património arquitetónico, artístico e iconográfico da Igreja de São Sebastião em Setúbal, desenvolveram, em parceria com a Casa Ermelinda Freitas no âmbito do seu centésimo aniversário, o projeto “A Arte e o Néctar da Vida”, que deu origem a uma exposição.

Arte e Pensamento na Pintura e na Escrita

Foram convidados oito pintores e oito escritores para se inspirarem na temática “A Arte no Vinho”, sob o título A Arte e o Néctar da Vida. Estes 16 artistas foram desafiados a exprimir Pensamento e Arte, respectivamente através da escrita e da pintura.

A mostra reúne trabalhos dos pintores Ana Isa Férias, Alberto Pereira, Clemilson Bernardes, Dália Vale Rêgo, Helena Carvalho Fernandes, Maria José Nunes Brito, Nuno David e Pedro Castanheira e dos pensadores Padre Casimiro Henriques, Francisco Borba, Isabel Melo, João Reis Ribeiro, D. José Ornelas, Leonor Freitas, Salvador Peres e Viriato Soromenho-Marques.                                   

O resultado deste trabalho artístico, conduziu à produção de múltiplos de arte, em caixas com design desenvolvido para o efeito, que contêm dezasseis obras de arte, serigrafias, numeradas e assinadas pelos pintores e pensadores, em folhas soltas em papel couché de 21x21cm, sendo os trabalhos protegidos por papel de cristal e os textos escritos reproduzidos na forma manual e impressa. Para esta edição foram feitos 200 exemplares, todos numerados, datados e assinados.

Com este projeto, pretenderam também os Amigos da Paróquia de São Sebastião, celebrar os 100 anos da casa Ermelinda Freitas, inexcedíveis no seu apoio permanente ao longo dos cinco anos de existência do Grupo. Pretendeu-se, assim, que a Colheita de 2021 inspirasse esses oito pintores e oito escritores.

Todo o trabalho se desenvolveu em estreita colaboração com o Synapsis, desde logo porque daí participaram quatro pensadores e três pintores, que para além de autores, também ajudaram na concepção do projeto, e ainda pela ajuda do synapsiano Joao Completo na realização do filme, que complementa o trabalho e a exposição.

 

Pintores e Pensadores expõem na Galeria Municipal de Setúbal

Todo o material de originais de pintura e dos textos escritos, que se reproduziram em grande escala, a par dos quadros, deu origem uma exposição “A Arte e o Néctar da Vida” que inaugurou, no passado dia 12 de novembro, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, em Setúbal e que aí vai decorrer até final do ano, passando depois para outros espaços públicos.

Muitas pessoas acorreram à inauguração da exposição, onde o Pe. Casimiro Henriques lhes agradeceu, bem como à Casa Ermelinda Freitas e ao Synapsis, mas dizendo que em primeiro lugar iam todos os seus agradecimentos para os Amigos da Paróquia de S. Sebastião. Agradeceu ainda à Câmara Municipal de Setúbal, desde logo pelo acolhimento do projeto com a cedência daquele magnifico espaço museológico, onde a arte não pode ter melhor lugar e ainda por todo o empenho na conceção e montagem da exposição, resultando naquele belo trabalho coletivo.

Seguidamente, disse António Melo, que os Amigos da Paróquia de S. Sebastião estão extremamente gratos a todos os autores, pintores e pensadores, pela sua pronta colaboração desde o momento em que lhes foi lançado o desafio, bem como pela paciência e generosidade demonstrada ao longo dos meses, sempre que algo lhes era solicitado. Disse ainda que “Apesar de cada um deles terem características diferentes, podemos facilmente constatar um elemento que é aglutinador em todos este trabalho – a importância da Arte nas suas vidas e como estes pretendem interagir com a sociedade, através do seu pensamento e da sua obra”. Os Amigos da Paróquia de São Sebastião“ tentamos também nós, nas várias ações, conseguir esse mesmo objetivo e ser um elemento ativo na divulgação da cultura, não apenas a nível da comunidade paroquial, mas também de toda a comunidade setubalense com o envolvimento de artistas da cidade”.

Esta ação tem como objetivo central a recuperação do corta-vento em madeira policromada do sec. XVIII da Igreja de Sebastião. Por fim, disse “são ações como esta e com o apoio de muitos de vós que aqui estão e outros que nos acompanham, que conseguimos ir recuperando a nossa igreja, que está classificada como monumento de interesse público e, portanto, de todos nós”.

Na apresentação do projeto foram proferidas umas palavras sobre Arte e Néctar, respectivamente por Salvador Peres e João Reis Ribeiro.

Arte é inseparável da vida

A arte pode assumir muitos rostos e infindos significados. Pode ser tudo, qualquer coisa, o seu contrário. Para mim, seja qual for o seu sentido, a arte, concretizada no ato de criar, está ligada ao tempo. Não a esse tempo contado que define a duração de uma vida. Mas a outro tempo, o que penetra no desconhecido e indefinível que vai para lá da nossa existência física. Da vida que damos à arte extraímos o desencanto do imediato, na esperança que dela advenha o arrebatamento do eterno. E nessa dádiva emerge uma gramática que nos coloca em consonância com a secreta arquitetura do ser. Uma sinfonia em que os infindáveis sons da natureza se afinam por um diapasão único e absoluto. – Salvador Peres

Arte e Néctar

Quando me foi proposto o desafio de escrever sobre a Arte e o Néctar, aceitei inevitavelmente e imediatamente a proposta, porque se trata de um contributo para um projeto que tem em vista a defesa do bem comum, do património, iniciativa feliz dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, que muito têm feito pela preservação do património religioso da Igreja de S. Sebastião. Resolvi deixar-me influenciar por uma provável história de amor entre a Arte, feminino e o Néctar, masculino, sendo que o Néctar tem dentro de si todos os signos da palavra Arte, ainda que de uma forma desordenada. E essa desordem vai possibilitar, no fundo, um caminho para que a Arte se construa e para que haja uma história feliz entre a Arte e o Néctar. – João Reis Ribeiro

A exposição vai deixar a Galeria Municipal do Banco de Portugal no final do ano e vai para o espaço do Auchan no Centro Comercial Alegro de dia nove de Janeiro ao final do mês.

Isabel Melo, Grupo “Amigos da Paróquia de São Sebastião”

Partilhe nas redes sociais!
28 de Dezembro de 2022