Seixal/Amora: Café Cristão celebrou o seu 17º Aniversário

20230715-17-aniversario-do-cafe-cristao (2)

O Café Cristão foi inaugurado no dia 24 de junho de 2006, pelo então Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis. Atualmente, tem a sua sede na rua D. Manuel I, nº 6-A, Paivas; 2845-368, Amora.

Para assinalar uma história de 17 anos, no último domingo do mês passado (junho), o Café Cristão celebrou mais um aniversário e, para presidir às celebrações, esteve o Administrador Diocesano de Setúbal, Padre José Lobato.

Após um momento inicial de oração e de alegre louvor, o Administrador fez uma palestra subordinada ao tema “O amor do discípulo”, levando os presentes a refletir sobre aspetos, tais como: a humildade, o amor fraterno e a alegria, como requisitos fundamentais do discípulo; o amor e devoção a Maria, que são reais quando acolhemos Nossa Senhora em nossa casa, na nossa vida; a nobre missão de anunciar a Boa Nova, não com as nossas ideias, mas com as ideias de Jesus e em contexto e comunhão eclesiais; a construção da Unidade e a necessidade de aprofundar a fé de discípulo, através do estudo e da formação.

Seguiu-se um tempo sinodal de perguntas e respostas bastante participativo, em que o Padre José Lobato escutou atentamente os membros da assembleia e foi esclarecendo as dúvidas e as questões levantadas.

O ponto mais alto da tarde viria a seguir: a celebração da Eucaristia (do 12º Domingo do Tempo Comum), presidida pelo Administrador Diocesano e concelebrada pelo Padre Leone Orlando.

No final, houve lugar para um lanche, ocasião também para partilhar na alegria o dom da vida e da fé que professamos e que sempre nos deve unir.

O conceito de “Café Cristão”

O conceito de “café cristão” surgiu no Canadá e enquadra-se numa primavera espiritual suscitada pelo Espírito de Deus para uma nova evangelização na Igreja Católica e na vida de milhões de pessoas em todo o mundo, através de novas pequenas comunidades por Ele moldadas. Esta primavera é um fruto do Concílio Vaticano II.

Essas pequenas comunidades de base experimentam e incrementam um encontro pessoal com Cristo pelo reacender da chama da graça batismal e trabalham para a renovação da Igreja, dispondo-se a servir nas paróquias e na nova evangelização.

De facto, estes grupos (entre os quais se inclui o café cristão) existem para anunciar Cristo, pois cada batizado, acolhendo a diretriz do Mestre, é por natureza missionário e deve ser formado e enviado como discípulo para fazer novos discípulos: “Ide e fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28,19).

Verdade é que os vários Papas têm acolhido e pedido que se acolham e acompanhem estes grupos/pequenas comunidades de base como parábolas atuais do Evangelho, parábolas do amor Presente.

“Que se examine, se retenha o que for bom” (1 Ts 5, 21) e se integrem estas comunidades na Unidade e Diversidade da Igreja.

O Café Cristão, situado na Amora, que celebrou recentemente o seu 17º aniversário, está associado a estas novas formas de evangelização e é para os seus colaboradores uma forma peculiar de vocação e de ser Igreja.

Nasceu, fruto de uma experiência de fé que um grupo de jovens fez, num Seminário de Vida Nova no Espírito. Mais tarde, esses jovens resolveram aproveitar uma antiga discoteca na Amora para a transformar num café cristão e, assim, atrair pessoas afastadas de Deus e da Igreja.

Através do convívio próprio de um café e à volta das suas mesas, abordam-se os grandes temas da vida: de onde vimos, quem somos, para onde vamos, a família, os jovens, a vocação à santidade e tantos outros, tudo na comunhão de Igreja e na fidelidade aos seus ensinamentos.

A música e outras expressões artísticas têm também um lugar importante para tocar os corações.

Paralelamente, desenvolve-se uma ação de rua ao encontro de jovens marginalizados, anunciando-lhes Jesus e ajudando-os a recuperarem e a reintegrarem-se na sociedade.

Conhecer esta obra é falar de conversões, de pessoas que voltaram à amizade com Deus e à prática sacramental. Por isso, se diz que o Café Cristão é uma “ponte para a Igreja”.

Café Cristão da Amora

15 de Julho de 2023