JMJ 2023: Santuário de Cristo Rei organiza pré-jornada, com «um programa diário para todos» (c/vídeo)

“Vamos ter um programa diário que é uma oferta para todos os que nos vão visitar, para os jovens que estão nas imediações, e na diocese, e também aqueles que nos visitam, que não vêm com o intuito principal de participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. Queremos oferecer a possibilidade de fazer um encontro com Jesus Cristo”, explicou o padre Carlos Silva, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O Santuário de Cristo Rei, em Almada, preparou uma ‘Pré Jornada Mundial da Juventude (JMJ)’, que tem um programa diário no “incrível espaço” do seu miradouro, com vista para o rio Tejo e Lisboa, onde vão ter duas tendas, “cada uma com capacidade para albergar cerca de 200 pessoas”.

O reitor explica que na tenda da adoração, que se “destina a ser um local de culto no exterior onde as pessoas passam”, vão celebrar diariamente a Missa, têm adoração ao Santíssimo Sacramento, e a possibilidade de Reconciliação (confissão).

“Onde as pessoas estão também nós estaremos. Os nossos missionários, as pessoas que vão colaborar e participar nesta missão, vão chamar essas pessoas que passam ali, umas que vêm no desconhecido, sem saber o que acontece, para entrarem, para rezarem, e no fundo uma experiência de fé”, desenvolveu.

Na outra tenda, “a tenda dos eventos”, o padre Carlos Silva assinala que vão propor “atividades mais lúdicas, com algum entretenimento”, como teatro, concertos de música, e também testemunhos, “no fundo tudo o que os jovens procuram”, o Santuário de Cristo vai ter para “oferecer” numa experiência que querem que seja “integralmente de fé, mas naquele cenário que é muito particular”.

O programa desta pré-Jornada Mundial da Juventude, na semana anterior ao encontro mundial de Lisboa, inclui no dia 28 de julho uma vigília de oração ao ar livre à noite, no espaço do miradouro, “para todos os jovens da diocese, e outros que queiram participar”; já no dia 30, o Pavilhão de Nossa Senhora do Rosário recebe um concerto de música sacra.

“Procuramos que a nossa diocese possa convidar, neste âmbito artístico, algumas pessoas para ter a sua participação nisto que são de alguma maneira umas Jornadas Mundiais da Juventude no nosso recanto do Santuário de Cristo Rei”, acrescentou o reitor.

Segundo o padre Carlos Silva, quando começaram a preparar esta missão, há dois anos, a ideia foi que “todas as pessoas” que passam no Santuário de Cristo Rei sejam provocadas “para se encontrarem com Jesus Cristo”, mesmo as que vão com “o intuito turístico” serão “convocadas para estas jornadas”.

A primeira edição internacional de uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal vai realizar-se de 1 e 6 e agosto de 2023, em, Lisboa, sob a presidência do Papa.

O reitor do santuário nacional de Cristo Rei, em Almada, assinala que “a maior parte das pessoas” que ali passam “procuram outra realidade, fazem outro tipo de experiência”, e a aposta tem sido “na organização e reorganização” do próprio espaço para que “fale do mistério de Deus”, e complementar os “elementos atrativos” de natureza, com a “proposta dos elementos estruturais da fé”, como a Via-Sacra, algumas imagens, e que tudo esteja “interligado e seja uma só mensagem, uma só voz do santuário”.

Agência Ecclesia

Setúbal: Santuário de Cristo Rei organiza «pré-jornada» JMJ 2023, no miradouro

O Santuário de Cristo Rei, em Almada, na Diocese de Setúbal, está a organizar uma “pré-Jornada Mundial da Juventude” (JMJ), com atividades lúdicas e momentos celebração, de 24 a 30 de julho, antes do encontro em Lisboa.

“Será uma semana com diversas atividades – música, teatro e testemunhos. Diariamente, com adoração eucarística, Missa e confissões”, explica o Santuário de Cristo Rei, em nota divulgada nas suas redes sociais.

No “incrível espaço do miradouro” do Santuário de Cristo Rei vão ter duas tendas, com diversas iniciativas, entre as 10h30 e as 18h00, a primeira tenda para a Adoração do Santíssimo Sacramento, Missa e confissões, e a segunda destina-se às catequeses, os concertos, teatro e diversos testemunhos de vida de jovens portugueses e estrangeiros.

A organização informa que nesta pré-Jornada Mundial da Juventude, de 24 a 30 de julho, na semana anterior à JMJ Lisboa 2023, vão ter a presença de “jovens e missionários de diversas partes do mundo”, unidos no propósito de “fortalecer a fé na alegria do anúncio do encontro com Cristo”.

Santuário de Cristo Rei destaca também dois “eventos especiais” do seu programa para esta “pré JMJ”, a vigília de Adoração Eucarística, “no cenário único do rio Tejo”, com testemunhos, no dia 28 de julho, a partir das 21h00, e, dois dias depois, o Concerto de Música Sacra com Orquestra, às 21h30.

“Uma experiência única, de algumas peças consagradas do repertório universal da música sacra, dirigido por uma orquestra e um coro portugueses”, refere sobre este concerto, dia 30 de julho.

A organização da primeira edição internacional Jornada Mundial da Juventude em Portugal vai realizar os ‘Dias nas Dioceses’, na semana anterior à JMJ Lisboa 2023, em 17 dioceses portuguesas, de norte a sul e arquipélagos, de 26 a 31 de julho: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu; as Diocese de Lisboa, Santarém e Setúbal vão acolher peregrinos na JMJ, de 1 a 6 de agosto.

Agência Ecclesia

21 de Julho de 2023