Padre Cruz: Celebração do 164º aniversário do seu nascimento

20201214-pontosj-padre-cruz

Assinala-se no próximo dia 29 de julho o 164º aniversário de nascimento do Servo de Deus Padre Cruz, conhecido, ainda em vida, como “Santo” Padre Cruz.

Será celebrada Missa na Capela do Cemitério de Benfica pelas 10h00 pelo Reverendo Padre Carlos Silva, Reitor do Santuário do Cristo Rei.

Tal como tem sido hábito, o Jazigo onde repousam os restos mortais do Servo de Deus, será aberto para todos os que queiram visitar e ali fazer a sua oração entre as 9h00 e as 9h45. Reabre após a Missa e encerra-se às 17h30.

Salientamos ainda a exposição “Padre Cruz – 75 Anos Depois” promovida pela Câmara de Alcochete, terra natal do Padre Cruz, que dá a conhecer a vida e os feitos do homem da igreja, nascido a 29 de Julho de 1859, que morreu a 1 de Outubro de 1948, aos 89 anos. A exposição estará patente ao público na Galeria Municipal dos Paços do Concelho de dia 22 de julho a 27 de outubro de 2023, de 2ª a 6ª feira das 9h00 às 18h00.

Não se pode deixar de prestar a devida homenagem a este sacerdote que tanto fez pelo próximo, apesar da sua saúde frágil desde que nasceu na casa de seus pais, em Alcochete. Essa condição de fragilidade, que o acompanhou pela vida, nunca foi obstáculo para que seguisse em frente, nunca desistiu de levar Nosso Senhor a todas as almas, sempre com Deus no coração, sempre de coração orante.

O Padre Cruz, pelo menos desde os 35 anos, segundo vários testemunhos, tinha fama de santidade e praticava a bondade e o auxílio inequívoco ao próximo. O próprio escreveu em carta dirigida a D. António Mendes Belo, Cardeal Patriarca de Lisboa, a 27 de março de 1925: Há muitos anos que eu me sinto atraído talvez por especial vocação da misericórdia de Deus N. Senhor, para ajudar espiritualmente os presos das cadeias, os doentes dos hospitais, os pobrezinhos e abandonados, e tantos pecadores e almas desamparadas que N. Senhor me envia, ou põe no meu caminho. Tenho também grande consolação em ajudar os Reverendos Párocos nos exercícios de piedade e mais encargos do Santo ministério, indo por toda a parte levar na medida das minhas forças os socorros da religião a muitas pessoas a quem não é fácil chegarem por outra via.”

Após a Clausura do Processo Diocesano Supletivo a 17 de dezembro de 2020, e a sua entrega na Santa Sé, trabalha-se agora na aprovação das Virtudes Heroicas do Padre Cruz para que possa ser declarado Venerável. Apenas perante a existência de um milagre devidamente reconhecido pela Santa Sé, o Padre Cruz poderá ser então declarado Beato.

A Vice-Postulação da Causa de Beatificação e Canonização do Padre Cruz, SJ

24 de Julho de 2023