Moita/Stella Maris: Paróquia recebe exposição «religiosidade com sabor a sal»

20200901-monumento-boa- viagem-moita

A Paróquia da Moita, na Diocese de Setúbal, recebe a partir desta quinta-feira, de 7 a 17 de setembro,  a exposição ‘uma religiosidade com sabor a sal’, na igreja, organizada pelo Movimento ‘Stella Maris’ paroquial, com o apoio de várias organizações.

O ‘Stella Maris – Moita do Ribatejo’ (Apostolado do Mar) informa que o objetivo é “reunir as várias vertentes marítimas e religiosas e divulgar as procissões marítimas no rio Tejo”, numa nota enviada à Agencia ECCLESIA.

A exposição ‘uma religiosidade com sabor a sal’ vai apresentar “fotografias, pendões religiosos e embarcações em miniatura”, entre outras peças, de vários Círios presentes no Tejo, a partir desta quinta-feira, de 7 a 17 de setembro.

Esta mostra, na igreja paroquial Nossa Senhora da Boa Viagem/capela do Senhor dos Passos, é realizada com o apoio de quatro Círios Marítimos – Alcochete, Chelas, Moita e Oeiras – e várias organizações, bem como da Freguesia da Moita.

A organização destaca nesta exposição que o Círio de Alcochete emprestou o seu pendão que tem cinco séculos, “com 500 anos”, enquanto os outros Círios disponibilizaram os pendões, para além da imagem de Nossa Senhora da Atalaia, da igreja de Chelas; a Associação Cultural Avieiros, da Póvoa de Santa Iria, apresenta a procissão noturna dedicada a Nossa Senhora da Piedade, a Associação ‘Os Camarros’, no Barreiro, a procissão marítima de Nossa Senhora do Rosário, e a SCUPA – Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense, no Montijo, a procissão marítima de São Pedro.

A Vila da Moita vai celebrar as suas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, de 8 a 17 de setembro.

O ‘Stella Maris – Moita do Ribatejo’, na Diocese de Setúbal, lembra que a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, a JMJ Lisboa 2023, foi o “local de reunificação” de diversas organizações, onde promoveram um Festival Marítimo, de 2 a 5 de agosto, na Doca da Marinha, e realizaram uma procissão/desfile com os dois símbolos da Jornada – a Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ – a chegarem de barco ao Campo da Graça, ao local dos atos finais, no Parque Tejo.

Agência Ecclesia

07 de Setembro de 2023