Saudação da Igreja diocesana de Setúbal a D. Américo Aguiar, Bispo eleito de Setúbal, criado Cardeal

20230930-d-americo-cardeal (4)

O nosso Bispo eleito, que tomará posse da Diocese no próximo dia 26 de outubro, foi hoje, dia 30 de setembro, acolhido no Colégio Cardinalício cuja função é a de cooperar com o Papa, Pastor universal da Igreja, sucessor pessoal do Apóstolo São Pedro.

Esta função não está, portanto, dependente do lugar em que o cardeal desempenha previamente a sua missão episcopal (no caso de D. Américo, sendo ainda Bispo auxiliar de Lisboa), mas da pessoa que o Papa livremente escolhe para o apoiar na sua missão de presidência ao governo quotidiano da Igreja universal.

São vários os serviços que o Santo Padre distribui aos cardeais. Alguns implicam sua permanência no Vaticano; outros são desempenhados através de consultas que nem sempre implicam a deslocação ao Vaticano. Em caso de conclave, para eleger o Papa, são chamados todos os cardeais eleitores (os que tenham menos de 80 anos).

D. Américo foi escolhido Cardeal pelo Papa Francisco não por ser Bispo auxiliar de Lisboa ou na perspetiva de vir a ser Bispo de Setúbal, mas por razão da sua personalidade e dons pessoais.

No entanto, na missão de Bispo diocesano de Setúbal e a de Cardeal da Cúria Romana, não haverá, nem em termos psicológicos e afetivos, nem mesmo em termos de conteúdos da cooperação, uma divisória a separar uma e outra função.

Os Cardeais levarão ao Santo Padre, quer nas auscultações e pareceres que ele lhes solicitar, como tomarão a iniciativa de levarem também – e sobretudo – os problemas, as alegrias e tristezas das suas comunidades, os sofrimentos, as esperanças as propostas das suas Igrejas.

Ou seja: tendo nós, diocese de Setúbal, um Bispo diocesano que também é Cardeal, temos assegurada uma mais próxima comunicação, isto é, temos a responsabilidade de oferecer ao nosso Bispo, em ambiente de diálogo, verdade, sinodalidade, uma cooperação que lhe facilite a sua missão junto do sucessor de Pedro.

Tudo o que está no pensamento e no coração de muitos de nós, estará no coração e na mente do nosso Bispo Cardeal, assim como estarão os sonhos dos que, desde há muito ou mais recentemente, olham a Igreja à luz do Concílio Vaticano II e dos mais recentes Sumos Pontífices e Bispos e muitos, muitos leigos e religiosos/as. E levará ao Santo Padre Francisco a nossa comunhão na fé e nas suas prioridades pastorais.

D. Américo: venha Cardeal, traga todos os títulos eclesiásticos que vier a receber e que bem merece. Mas venha, antes de mais, como Bispo de Setúbal, na senda de D. Manuel, D. Gilberto, D. José: Venha, D. Américo, o Nosso Bispo!

Padre José João Aires Lobato, Administrador diocesano

Papa criou D. Américo Aguiar como cardeal: «Tem Setúbal no coração» – As palavras do Papa Francisco ao cardeal D. Américo Aguiar

Foto: Ricardo Perna

30 de Setembro de 2023