Academia Fé e Cultura: projeto de formação diocesana inicia ano com questões de antropologia teológica

20230925-academia-fe-cultura-OQHomem-2023-site-diocese

A Academia Fé e Cultura inicia o ano pastoral com o estudo de questões da Antropologia Teológica. “O que é o Homem?” será ministrado entre 31 de outubro e 5 de dezembro pelo Padre António Martins.

A formação decorrerá às terças-feiras, entre as 21h e as 22h30, no salão da Igreja São João B. Scalabrini, na Amora, realizando-se em formato exclusivamente presencial.

Esta ação formativa dirige-se a todos os diocesanos, leigos ou consagrados.

Módulo I: O que é o Homem? Questões de Antropologia Teológica

O Homem é enigma para si mesmo, questão em aberto, permanente interrogação, abismo sem resposta. Ao longo da história, como contemporaneamente, várias têm sido as tentativas de decifração do humano.

A antropologia cristã oferece o seu contributo: «Na realidade, o mistério do Homem só no mistério do Verbo esclarece verdadeiramente» (GS 22). Nada se pode dizer sobre o Homem, na sua origem, no seu destino último, no drama quotidiano da sua existência, nas suas alegrias e dores, que não se diga a partir de Cristo, «homem perfeito».

O presente curso, desenvolvido em seis sessões, procura apresentar uma proposta de decifração do humano, a partir da antropologia cristã. Não como reduto isolado, mas em diálogo crítico com a complexidade e a variedade das antropologias contemporâneas, onde surge a importância do corpo, a questão da(s) identidade(s), os desafios da inteligência artificial, a ecologia integral, a relação fé-ciência (evolução), o enigma da morte e a esperança na vida eterna e na ressurreição dos mortos.

• Formador: Padre António Martins
  • Datas: 31 de outubro, 7, 14, 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro
  • Horário: Terças-feiras das 21h00 às 22h30
  • Local: Igreja São João B. Scalabrini, Amora
  • Prazo de inscrição: 27 de outubro

Formador: Padre António Martins

O Padre António Martins é doutor em Teologia, na área da Antropologia Teológica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, com a tese “A condição corpórea da pessoa. Estudo sobre a antropologia teológica de J. L. Ruiz de la Peña (1937-1996)”. Tem Licenciatura em Teologia e Mestrado em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Leciona na área de Teologia Sistemática e tem orientado o eixo da sua investigação na relação entre Antropologia Teológica, Cristologia e Mistério de Deus. Foi membro da Direção da Faculdade de Teologia da UCP na qualidade de secretário. É membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia.

É membro do Grupo de Trabalho do Serviço de Pastoral para as Pessoas com Deficiência, da Conferência Episcopal Portuguesa. Colabora com a Capelania do Hospital de Santa Maria e a Pastoral da Saúde como formador. É investigador no Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião. Pertence ao clero da Diocese do Algarve.

Inscrições

As inscrições decorrem em formulário online até 27 de outubro: https://bit.ly/AFC-Inscricoes-OQHomem-2023.

Os custos da formação são suportados pelo próprio formando a título de donativo, estimando-se um valor de 30€ por módulo. Dados para envio do donativo por transferência bancária:

• Entidade: Seminário Diocesano de Setúbal
  • IBAN:  PT50 0007 0000 0086 2275 1962 3 (Novo Banco)

Caso pretenda um recibo de donativo, deve indicar o Número de Identificação Fiscal (NIF) e a morada no formulário de inscrição. O comprovativo de transferência deve ser enviado para academiafecultura@diocese-setubal.pt com indicação do nome do formando.

A Academia Fé e Cultura

Academia Fé e Cultura (AFC), em desenvolvimento na Diocese de Setúbal, tem como objetivo oferecer um fórum de reflexão e formação bíblica, teológica e cultural, em diálogo com a sociedade e como resposta aos desafios da evangelização e da missão nos tempos atuais.

Em versão piloto, este projeto diocesano teve início em 2022 com os módulos: “Evangelho de São Lucas”, orientado pelo Padre João Lourenço e “História da Igreja de Setúbal”, ministrado pelo Padre Francisco Mendes.

A proposta da AFC para o ano formativo 2022/2023, teve inicio com o módulo “Arte e Património Sacro: ver, ler e compreender”, ministrado pelo Padre Casimiro Henriques, pela Dr.ª Joana Rosário e pela Arq.ª Cristina Branco. Já em 2023, o Padre Daniel Nascimento proporcionou a realização de um novo módulo com o tema “O Livro do Génesis”. Em março e abril de 2023, decorreu o módulo “Mistério de Deus”, ministrado pelo Padre José Manuel Cachaço.

Para mais informações sobre a Academia Fé e Cultura, contactar academiafecultura@diocese-setubal.pt

Academia Fé e Cultura

02 de Outubro de 2023