comprehensive-camels

Espiritualidade: Escravas do Sagrado Coração de Jesus promovem atividade “O Relógio da Família”

20210630-casa-oracao-santa-rafaela-maria (1)

A Congregação do Sagrado Coração de Jesus promove a atividade “O Relógio de Família” dirigida a casais. Realiza-se em dois fins de semana: 12 a 14 de janeiro de 2024 e de 9 a 10 de março de 2024. Os dois fins de semana são de participação obrigatória.

Em nota enviada à Diocese, as religiosas informam que “esta atividade é uma oportunidade para, em casal, mergulhar com profundidade na realidade do seu casamento e dos seus frutos e, em conjunto, dar um novo fôlego ao projeto da família”.

As informações e inscrições podem ser encontradas aqui.

Programação da Casa de Oração de Santa Rafaela Maria

A Casa de Oração de Santa Rafaela Maria apresentou em setembro o seu programa de atividades para o ano pastoral 2023-2024, referindo que este é “um lugar para se sentir em CASA, com Deus Com os outros Consigo mesmo”.

“Acolhemos grupos para dias de encontro e todos aqueles que queiram vir rezar, refletir ou, simplesmente… parar!”, referem as irmãs.

Para além da Eucaristia e momentos mensais de Adoração Eucarística, a congregação promove dias de retiro, um grupo de aprofundamento da fé e experiências de oração. Na casa realizam-se Exercícios Espirituais segundo o método de Santo Inácio de Loyola. Os próximos exercícios estão agendados para o Advento, de 7 a 10 de dezembro.

Os Exercícios Espirituais são retiros para uma experiência pessoal através da qual um grupo de pessoas se dispõe a estar com Deus num ambiente de silêncio, durante alguns dias, acompanhados por um orientador espiritual.

As irmãs estão também a receber inscrições para Exercícios Espirituais na Vida Quotidiana (EEVQ). Para realizar os Exercícios Espirituais em contexto de vida quotidiana, não é necessário retirar-se para algum lugar específico mas é uma experiência exigente que implica uma grande fidelidade à oração diária e que deve ser acompanhada por um orientador espiritual (mais informações aqui). A participação nos EEQV pressupõe a realização prévia de Exercícios Espirituais, preferencialmente de 7 ou 8 dias.

A Casa de Oração de Santa Rafaela Maria é um Centro de Espiritualidade da Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus. Tem por missão favorecer o encontro e a reconciliação das pessoas consigo próprias, com os outros e com Deus. Dispõe de um ambiente de paz e beleza, silêncio e simplicidade que permite o recolhimento e a oração.

A Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, fundada nos finais do século XIX por Santa Rafaela Maria e Madre Pilar, tem como missão “reparar o Coração de Jesus, com uma vida centrada na Eucaristia, através da sua celebração e adoração”.

Para mais informações e inscrições:

JM

Partilhe nas redes sociais!
13 de Outubro de 2023