Setúbal/S. Sebastião: Paróquia realizou VI Edição de “Vinhos com Arte de S. Sebastião”

20231027-vi-edicao-vinho-paroquia-sao-sebastiao (5)

No passado dia 30 de setembro foram celebrados os “Vinhos com Arte da Paróquia de S. Sebastião”, numa parceria com a Casa Ermelinda Freitas, sendo esta já a 6ª edição.

Muita gente se reuniu na Casa Episcopal para assistir ao evento, começando o Padre Casimiro Henriques, Pároco de São Sebastião, por fazer os agradecimentos institucionais, desde logo ao Administrador Diocesano Padre José Lobato, ao Vereador Dr. Pedro Pina em representação do Município, bem como ao novo Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Dr. Luís Matos. Agradeceu ainda a todos os que se têm dignado comparecer ao longo destes anos para acompanharem os eventos, agradecendo finalmente aos Amigos da Paróquia de São Sebastião todo o empenho e ajuda a que se têm dedicado na Paróquia.

Os Amigos da Paróquia agradeceram também a todos os mecenas, entidades e representantes de instituições, que em alternado e de uma forma ou de outra vão sempre ajudando, desde logo ao Synapsis, Junta de Freguesia de S. Sebastião, Câmara Municipal de Setúbal, ao Mesquita Pires, Secil, Arrabida Legend, Associação Sebastião da Gama, a todos os amigos individuais que estão sempre presentes. E claro, à Casa Ermelinda de Freitas, parceiros desde o início e que sem a sua prestimosa ajuda não seria possível a realização daquele mesmo evento, sendo por isso de realçar a generosidade e solidariedade da Dr.ª Leonor de Freitas.

Graças a Deus que temos muitos amigos artistas, disseram os Amigos da Paróquia, e que por isso podemos ter os nossos Vinhos com Arte, sendo desta vez os rótulos baseados em belas fotografias de vários fotógrafos, que estão em exposição no MAEDS Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal). São eles Alberto Pereira, Carlos de Medeiros, João Completo, João Moura, José Alex Gandum, José Canelas, Nazar Kruk e Rosa Nunes.

Essa exposição no MAEDS, inaugurada no passado dia nove de Setembro, “A Espiritualidade da Arrábida” que para além dos fotógrafos, contempla pensamentos de Alberto Vale Rêgo, Casimiro Henriques, Frei Hermínio Araújo, Isabel Melo, João Reis Ribeiro, Joaquina Soares, José António Chocolate, Lourenço de Morais, Maria Helena Mattos e Salvador Peres. Foram feitos álbuns de postais com fotografia e pensamento desses mesmos autores da exposição.

Seguidamente, assistiu-se à estreia do filme “Dias de Silêncio”, com realização de Alberto Pereira e argumento de Salvador Peres, com cedência e assistência na parte técnica da Associação Festróia.

Na apresentação, disseram os Amigos da Paróquia: “Nesta união e boa vontade, os artistas têm sido o nosso estímulo e pilar para muitas das nossas acções. Agradecer muito aos dois artistas deste evento, o Alberto Pereira e Salvador Peres que, por serem muito versáteis e dotados nas artes, aqui os temos também na qualidade de realizador e argumentista e depois, como músicos do e-Vox vão oferecer-nos um concerto instrumental com Alberto ao piano e Salvador na guitarra clássica”.

Todos ficaram muito agradados com o filme e o concerto instrumental, passando-se de seguida para uma pequena homenagem, com entrega de uma placa, ao Sr. Simões Silva, fotógrafo de reconhecido mérito na cidade de Setúbal, que tem acompanhado quase todos os eventos de S. Sebastião e ao mesmo tempo muitos dos eventos da cidade, fazendo o seu registo e divulgação para memória futura.

Seguiu-se depois uma intervenção da Dr.ª Leonor de Freitas sobre os vinhos com Arte de S. Sebastião, em que frisou o agradecimento e agrado que é ver os seus vinhos embelezados pelas fotografias nos rótulos e estarem ao serviço da recuperação do património da bela Igreja de S. Sebastião. Terminou o evento num pequeno convívio entre todos, com uma agradável prova dos vinhos.

Isabel Melo, p’lo Amigos da Paróquia de São Sebastião

15 de Outubro de 2023