Seminários/D. Américo Aguiar: “Homenagem, gratidão, bênção a todos aqueles que trabalham e se dedicam aos seminários”

“Quero agradecer muito aos sacerdotes que se dedicam aos seminários, aos jovens que estão em caminhada nos nossos seminários, às suas famílias, amigos e comunidades” afirmou o Bispo de Setúbal, no âmbito da Semana de Oração dos Seminários, vivida em Portugal entre 5 e 12 de novembro.

“Queremos dar graças a Deus por eles, por toda a comunidade do Seminário, pelos que ajudam, pelos benfeitores, pelos amigos. Por todos os que se dedicam a esta pastoral importante na Diocese”, acrescentou o Cardeal D. Américo Aguiar.

O prelado dirigiu uma mensagem em vídeo às comunidades católicas, convidando à valorização do Seminário como “coração da diocese”: “esta cardiologia dos seminários é para mim fundamental”.

Homenagem, gratidão, bênção a todos aqueles que trabalham e se dedicam aos seminários”, afirmou.

A Igreja Católica em Portugal celebra a Semana de Oração pelos Seminários 2023, este ano de 5 a 12 de novembro, com o tema bíblico “Não tenhas medo. Serás pescador de homens”, do Evangelho de São Lucas (Lc 5,10b).

De acordo com esta temática, o Bispo de Setúbal desafiou os jovens a não terem medo “de dizer ‘sim’ à provocação de Deus”, de “puderem dizer sim a uma vocação de consagração especial, a uma experiência de seminário para discernimento daquilo que é a vocação que Deus sonha para cada um de vocês e que Deus vos chama”.

Recordando as suas palavras na cerimónia de Tomada de Posse, “nós queremos descobrir os sonhos de Deus para Setúbal” e, para tal, “temos de descobrir os sonhos de Deus para cada um de vocês.”

“Meus queridos jovens, meus queridos adolescentes, meus queridos homens e mulheres de boa vontade, peço a vossa oração pelos nossos seminários, pelos nossos seminaristas, pelas equipas dos nossos seminaristas e [peço] a generosidade da vossa partilha para que possamos corresponder a todos os desafios de conservar manter e conservar o nosso seminário.”

Neste âmbito, o Seminário Maior de São Paulo, em Almada, em parceria com o Departamento da Juventude de Setúbal, promove na próxima sexta-feira, dia 10 de novembro, pelas 21h00, a já habitual Vigília “Vocare” de oração no âmbito da Semana de Oração pelos Seminários.

“Todos os jovens estão convidados a participar na Vigília ‘Vocare’ que terá momentos de música, encenações, testemunhos e oração, preparados por vários grupos de jovens das paróquias da diocese. O encontro terminará com um momento de convívio, o já habitual Magusto” informam o Seminário Diocesano e o Departamento da Juventude.

A Semana de Oração dos Seminários é promovida a nível nacional pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, todos os anos no início de novembro. O tema de 2023 é ‘Não tenhas medo. Serás pescador de homens.’ (Lc 5,10b). A comissão publicou online diversos materiais para a vivência desta semana.

JM

Juventude/Vocações: Seminário de Almada promove Vigília “Vocare” com os jovens de Setúbal

Portugal: Igreja celebra Semana dos Seminários, lembrando «desafio para muitos jovens» que participaram na Jornada Mundial da Juventude

03 de Novembro de 2023