comprehensive-camels

Juventude: Bispo de Setúbal disse aos jovens que a Igreja diocesana «vai estar disponível para fazer o que eles quiserem», em modo sinodal jovem – Dia Mundial da Juventude 2023

20231126-dia-mundial-juventude-02

«Não tenho um sonho para os jovens de Setúbal, eu quero com os jovens de Setúbal descobrir os sonhos de Deus para nós» – D. Américo Aguiar 

No domingo, 26 de novembro, os jovens da Diocese de Setúbal celebraram o Dia Mundial da Juventude 2023 com o seu bispo, que não tem um sonho para eles mas quer descobrir em conjunto “os sonhos de Deus”, e deixou “o desafio” de partilharem por onde querem caminhar porque “a Igreja de Setúbal vai deixar de fazer papinhas para os jovens”. 

“O desafio que vos quero dar é que a Igreja de Setúbal vai deixar de fazer papinhas para os jovens, a Igreja de Setúbal agora vai estar disponível para fazer o que eles quiserem. Isto é arriscadíssimo, mas o objetivo é Cristo vivo, é levá-lo e encontra-lo onde nós formos. E para isso contais comigo, com os sacerdotes, contais com todos”, disse o cardeal D. Américo Aguiar, na homilia da Missa da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. 

No Santuário de Cristo Rei, o bispo de Setúbal explicou aos seus jovens que querem “fazer caminho” juntos, acompanhá-los, “mas acabou a papa-feita, acabaram-se os encontros preparadinhos para consumirem em regime self-service”. 

“Alegres na Esperança” (cf. Rm 12,12) foi o tema da Jornada Mundial da Juventude 2023, escolhido pelo Papa Francisco após a JMJ Lisboa 2023. O Departamento da Juventude de Setúbal dinamizou o Dia da Juventude no concelho de Almada. 

Ainda na homilia da Eucaristia, o bispo diocesano lembrou que estavam ali jovens que “vivem dificuldades económicas; que têm problemas na família; que têm problemas de saúde”: “Há aqui jovens que não se sentem amados, que não se sentem cuidados, acarinhados”. 

“Mas Deus ama-os a todos e a cada um, esse é o prémio maior e a certeza maior que temos na nossa vida. E temos que nos ajudar mutuamente a conhecermo-nos, a cuidarmo-nos, a amarmo-nos e a fazermos caminho juntos”, acrescentou D. Américo Aguiar. 

“’Alegres na Esperança’, mas que esperança é esta? É algum pozinho de perlimpimpim que resolve os problemas todos, que faz passar os exames todos, que cura as doenças com um estalinho? Não! Esta esperança é Cristo, é Cristo vivo, e é essa esperança que queremos testemunhar ao mundo.” 

No final da celebração, a coordenadora do Departamento diocesano da Juventude, Ana Lúcia Agostinho destacou que os jovens têm sido “alegres na esperança” e essa alegria no dia 26 de novembro era “um bocadinho maior” por celebrarem o Dia Mundial da Juventude “com D. Américo Aguiar como bispo de Setúbal”. 

“Quando D. Américo Aguiar chegou à diocese pediu a toda a Igreja para ajudar com ele sonhar os sonhos de Deus para a diocese: Não temos os sonhos todos, Deus continua a sonhar e vai continuando a sonhar”. A coordenadora, aproveitou este dia para, “de modo simbólico”, entregar ao bispo “a síntese de um processo de auscultação” realizado com os agentes pastorais, que “aponta o caminho que queremos continuar a construir”. 

“Vou ler com todo o cuidado, vou meter a cabeça no sacrário para fazer eco no coração de Deus e dizer o que sinto. O desejo é a partir de hoje, até celebrarmos os 50 anos, até chegarmos ao Ano Santo, andar em modo sinodal jovem. Queremos efetivamente saber o que é que os meus amigos querem ou melhor o que é que Deus quer de cada um de vocês”, desenvolveu o bispo de Setúbal.

D. Américo Aguiar, que pediu à Ana Lúcia que não saísse do presbitério, porque é “sempre imprevisível”, deu à coordenadora da Pastoral da Juventude o seu solidéu de cardeal.

“A oferta deste solidéu é um sinal da afeição do D. Américo pelos jovens da Diocese de Setúbal e do seu desejo de caminhar lado a lado como eles. Para mim, é ainda um ‘lembrete’ para não deixar de rezar pelo nosso pastor.” – Ana Lúcia Agostinho 

O Dia Mundial da Juventude da Diocese de Setúbal começou com o teatro musical “RISE UP” (Levanta-te!), inspirado no Papa Francisco, apresentado pela Companhia ‘Art & Sal’, dos Salesianos do Funchal (Madeira), no auditório do Instituto Universitário Egas Moniz, no Monte da Caparica, e depois foram em peregrinação para o Cristo Rei. 

“Gostei muito do musical, está muito bem feito e a mensagem é magnífica” – D. Américo Aguiar 

No Santuário Diocesano, D. Américo Aguiar participou na atividade “Alegres na Esperança”, um flashmob animado pelos ‘Art & Sal’, e respondeu a várias perguntas dos jovens no momento encontro com o bispo, intitulado “Empreendedores de sonhos”. 

“Não tenho um sonho para os jovens de Setúbal, eu quero com os jovens de Setúbal descobrir os sonhos de Deus para nós. Quero juntamente convosco descobrir os sonhos que tem Deus tem para nós, é um bocadinho virar a coisa ao contrário: Quem quer o que Deus quer, tem tudo quanto quer. Por isso, quando queremos o sonho de Deus, a partir do momento em que estamos conectados, ninguém nos para.” 

O cardeal de Setúbal afirmou que “o céu é o limite” e salientou que vão descobrir juntos “os sonhos de Deus para cada um” e, a partir dai, “os sonhos de Deus para esta amada Diocese de Setúbal”. 

Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal 

Partilhe nas redes sociais!
03 de Dezembro de 2023