comprehensive-camels

Juventude: Musical «RISE UP», inspirado no Papa Francisco, desafiou jovens da Diocese de Setúbal 

20231226-juventude-art-sal-06

«O que temos é que fazer o que o Papa nos diz: não ter medo de arriscar e não ter medo de ouvir o que Deus» – D. Américo Aguiar 

Na manhã de domingo, 26 de novembro, a Companhia ‘Art & Sal’, dos Salesianos do Funchal (Madeira), estreou o espetáculo “RISE UP” (Levanta-te!), inspirado no Papa Francisco, em território continental, apresentando-o aos jovens da Diocese de Setúbal que foram desafiados a olhar para o outro, para o seu irmão, e para a Casa Comum. 

“Muitas daquelas coisas tristes são verdade hoje: a esta hora há pessoas a morrer, a fugir da guerra, da forme, das mais complicadas desgraças da vida humana. A esta hora o Mediterrâneo continua a ser um cemitério, daqueles que tentam encontrar melhores condições de vida, e também continuámos a matar, a exterminar espécies, a esta hora, neste momento”, disse o cardeal D. Américo Aguiar aos jovens, no intervalo do espetáculo. 

O bispo de Setúbal explicou aos mais de 200 jovens que celebraram o Dia Mundial da Juventude 2023 na diocese que o que têm de fazer é o que “o Papa diz”: “Não ter medo de arriscar e não ter medo de ouvir o que Deus diz no nosso coração e irmos para a frente”. 

“Alegres na Esperança” (cf. Rm 12,12) foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para celebrar a Jornada Mundial da Juventude 2023, na Solenidade de Cristo Rei, este ano no dia 26 de novembro; O Departamento da Juventude dinamizou o seu Dia Mundial da Juventude no concelho de Almada. 

A Companhia “Art&Sal” do Centro Juvenil Dom Bosco – Salesianos do Funchal apresentou o teatro musical “RISE UP” (Levanta-te!) no Auditório do Instituto Universitário Egas Moniz, no Monte da Caparica, Almada. 

“Quisemos convidar esta companhia e apresentar este musical aos nossos jovens da Diocese de Setúbal porque as artes ajudam a encontrar a alegria e beleza de Deus. E estas oportunidades que criamos aos jovens de viver um tempo de maravilhamento do belo ajudam a interiorizar com muita intensidade a mensagem da alegria da esperança”, – Padre Álvaro Lago, assistente do Departamento da Juventude de Setúbal. 

No final do espetáculo, o padre José Jorge, salesiano, lembrou que esta companhia não é profissional, e agradeceu a presença dos jovens e ao Departamento Diocesano da Juventude de Setúbal o convite: “Foi uma honra estar aqui”. 

O bispo de Setúbal e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 ofereceu à Companhia ‘Art & Sal’, através do jovem que representou o Papa Francisco, uma das medalhas da Jornada Mundial da Juventude. 

Martim Peixoto disse ao Departamento da Juventude que “fazer o Papa neste musical é um orgulho” e tenta transmitir uma imagem de calma e de uma pessoa que é muito humilde: Que se preocupa com os outros e não com os ricos aposentos da Igreja, uma pessoa que mudou muito”. É um orgulho poder fazer isso. 

Com 17 anos, o jovem madeirense que representa o Papa argentino no musical “RISE UP viveu a “melhor experiência da vida” na JMJ Lisboa 2023, a sua primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude:  

“Não queria ir, fiquei contrariado, mas vi alguns vídeos da Jornada Mundial de Espanha, que não foi assim há tanto tempo, e achei um grupo e uma união incrível, nos metros, onde as pessoas estavam todas juntas. Achei mesmo incrível e disse: ‘vou dar a oportunidade!’. E ainda bem que dei a oportunidade de ver o Papa a 10 metros de mim, sentir a generosidade dele, a calma que tem”. 

Para Martim Peixoto, qualquer pessoa que saiba quem é o Papa “vai conseguir entender a calma que ele traz e todos os pontos positivos”, nas notícias durante a JMJ, “de certeza que muitos portugueses que não foram às Jornadas viram isso e acabam por ter uma sensação positiva”. 

O jovem madeirense recordou que apresentarem este espetáculo na semana anterior à JMJ Lisboa, durante dos Dias nas Dioceses no Funchal, onde representaram “quatro vezes em português e uma em inglês para os peregrinos”. 

“Apresentamos em inglês e foi bonito, acho que a mensagem fluiu na mesma e conseguimos chegar aos corações das pessoas que estiveram a assistir. Tivemos cerca de 11 países dos vários continentes e foi bom chegar também a esses. A transformação começa sempre em quem está a atuar e chegar aos outros”, desenvolveu o coordenador Nélio Teles. 

Nélio Teles, um dos coordenadores da Art&Sal, explica que a JMJ Lisboa foi uma oportunidade para pensarem e inspirarem-se “no Papado do Papa Francisco” e tocarem em temas “fulcrais e atuais” em forma de espetáculo, “mas que possamos trabalhar o coração e a cabeça de cada um”. 

“Temos que provocar que eles pensem, criem, mergulhem, façam crescer em si em primeiro lugar, para isso precisam de investir e nós temos de provoca-los e conseguir que cresça alguma coisa”, salientou, sobre o musical “Rise UP (Levanta-te)”. 

Esta foi a segunda vez que a companhia artística salesiana esteve num encontro do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal: No dia 19 de janeiro de 2020, apresentou o musical “Uma gota no oceano”, inspirado na Madre Teresa de Calcutá, na Casa da Cultura da Baia do Tejo, no Barreiro, no âmbito do encerramento da visita pastoral do bispo diocesano à Vigararia Barreiro-Moita. 

O Papa Francisco termina a mensagem para a XXXVIII (38ª) Jornada Mundial da Juventude a recordar o Sínodo dos Jovens (2018) e incentivou a voltar a pegar no documento final e na sua Exortação apostólica ‘Christus vivit’.  

O cardeal D. Américo Aguiar ofereceu alguns exemplares desta exortação papal aos jovens e desejou que, neste ano pastoral 2023/2024, “possamos ler, reler, descobrir: E depois juntos, fazer o que vocês quiserem”. 

“Acho que terminou o tempo da Igreja fazer coisas para vocês fazerem, ou seja, fazer-vos papinha, chegou o momento de vocês cozinharem, de fazerem o que quiserem e nós vamos juntos. Vamos juntos até onde quiserem. Quem é o farol? É Cristo Rei”, desenvolveu o bispo de Setúbal. 

O Dia Mundial da Juventude 2023 dos jovens da Diocese de Setúbal e da Companhia Art&Sal continuou com uma peregrinação, com a réplica da cruz JMJ, até ao Santuário de Cristo, onde fizeram perguntas ao bispo diocesano e D. Américo Aguiar presidiu também à Eucaristia de encerramento e envio. 

Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal 

Partilhe nas redes sociais!
03 de Dezembro de 2023