D. Américo Aguiar convidou cabeças de lista por Setúbal de todos os partidos para um encontro sobre as propostas para a região

d-americo-aguiar-01

O bispo de Setúbal afirmou em entrevista à Agência Ecclesia que é importante que o novo aeroporto seja na região, disse que, politicamente, Portugal vive um “tempo estranho” e quer falar com os cabeças de lista de todos os partidos.

“Convidei e vou concretizar nos próximos dias um encontro com os cabeças de lista de todos os partidos por Setúbal, para falar com cada um, para ouvir da parte de cada um deles qual é a sua visão deste território e também dar os meus inputs do que possam ser os desejos deste território”, afirmou o cardeal D. Américo Aguiar.

No dia em que se completam 100 dias da entrada na Diocese de Setúbal, o bispo diocesano referiu-se aos casos de justiça que envolvem lideranças políticas e às muitas manifestações e reivindicações “perfeitamente entendíveis” e disse que é necessário “criar condições” para conhecer as propostas de cada partido para os problemas da região e de Portugal.

“É altura própria para cada liderança não dizer sim ou não em relação a cada reivindicação, mas dizer ‘em relação a essa matéria proponho isto ou isto’”, afirmou.

O cardeal D. Américo Aguiar sublinhou a importância de, no momento de votar, cada um eleitor deve ter consciência de que está a “escolher um projeto”, apelou ao envolvimento dos católicos na definição de propostas partidárias e, não apoiando o voto em “partidos populistas”, disse que é importante “não diabolizar nem desvalorizar o voto dos portugueses”.

Questionado sobre as potencialidades da região, D. Américo Aguiar lembrou que “ser de Setúbal, ser da Península de Setúbal, da Margem Sul não é um desclassificativo, pelo contrário”, valorizou os habitantes da região e a capacidade empresarial instalada e disse que, após 100 dias, tem “olhares de apaixonado”.

“Somos mais de 900 mil habitantes, pessoas de mais de uma centena de países e nada disto é problema. Tudo isto é oportunidade, é diversidade, é riqueza. Falta uma bandeira comum, para que nos sintamos fortes, capazes de fazer melhor e fazer diferente, porque este amado povo merece”, disse D. Américo Aguiar.

Questionado sobre o papel do bispo de Setúbal na afirmação de um futuro melhor para a região, D. Américo Aguiar disse que é “sobretudo rezar” e “acarinhar o ego de cada um e de cada uma” para entenderem que são “obra prima de Deus” e que “cada um tem todas as possibilidades de concretizar os sonhos que Deus tem para cada um”.

O cardeal D. Américo Aguiar referiu-se à construção de um novo aeroporto internacional, disse que “é importante” que fique na região de Setúbal e que é urgente “tomar uma decisão”.

“Há dias dizia a um responsável político que já guardei a água benta para a bênção da primeira pedra. Seja Alcochete ou noutra localidade, o que eu quero é seja neste território. Será um ativo para este território que vem potenciar tudo o que tem de positivo”, afirmou.

O Papa Francisco nomeou o cardeal D. Américo Aguiar, coordenador-geral da organização da Jornada Mundial da Juventude, para bispo de Setúbal no dia 21 de setembro, onde tomou posse no dia 26 de outubro e, no dia 29 do mesmo mês, há 100 dias, foi apresentado à diocese.

Agência Ecclesia/PR

06 de Fevereiro de 2024