Dia do Consagrado: Alegria e simplicidade na celebração presidida pelo Bispo de Setúbal com homenagem aos religiosos jubilares

20240204-dia-do-consagrado (9)

Na diocese de Setúbal, o Dia do Consagrado foi celebrado durante a tarde do dia 4 de fevereiro. Foram cerca de 40 consagrados que se reuniram na Casa Santa Ana, em Setúbal, contando com a disponibilidade e acolhimento das irmãs salesianas que não só abriram as portas, mas também o coração a todos os consagrados.

A organização do encontro coube à CIRP Regional (Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal), sob a orientação da presidente, a Ir. Carla Barbosa.

Após o acolhimento e uma saudação fraterna entre todos, o Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, celebrou a Eucaristia festiva.

“Dou graças a Deus por todos aqueles e aquelas que aqui estão a celebrar os seus jubileus: pelo vosso serviço, pela vida em comunidade, pela vossa alegria de consagrados”, afirmou D. Américo Aguiar. O prelado lembrou que para haver alegria é preciso também haver lágrimas e para isso os consagrados têm a “graça de descomplicar”: “os sofrimentos são complicados de viver, a fé pode não resolver, mas dá sentido”.

Lembrando as palavras do Papa Francisco na Vigília da Jornada Mundial da Juventude, o Bispo de Setúbal afirmou que a única vez em que podemos estar sobre alguém é para estender a mão e a ajudar a levantar: “É este gesto que nós tantas vezes repetimos na nossa missão. Somos chamados a estar atentos, a sermos sensíveis, na assistência aos nossos irmãos e irmãs”.

“Dar graças a Deus por todos os que se deixaram cativar. Dar graças a Deus pela diversidade, sem competição, sem concorrências, mas complementares. Tanta diversidade é a alegria do Senhor e todos juntos vivemos essa alegria de darmos testemunho do Evangelho do Senhor, com o seu carisma, com a sua missão”, observou.

Foram homenageados os oito consagrados jubilares que celebravam as bodas de Brilhante (75 anos), as bodas de Ação de Graças (70 anos), bodas de Diamante (60 anos) e as bodas de Ouro (50 anos).

BODAS DE BRILHANTE – 75 ANOS

• Ir. Mª Isabel de Freitas Mata – Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria (ausente por doença)

BODAS DE AÇÃO DE GRAÇAS – 70 ANOS

• Ir. Filomena Afonso Sampaio (Ir. Gabriel de Mª Imaculada) – Irmãs da Apresentação de Maria

BODAS DE DIAMANTE – 60 ANOS

• Ir. Mercês Constança do Carmo – Irmãs da Apresentação de Maria
  • Ir. Maria Cecília de Jesus da Silva – Irmãs da Apresentação de Maria
  • Ir. Maria Aurora dos Santos Vieira – Irmãs da Apresentação de Maria
  • Ir. Angelina Caldeira – Irmãs da Apresentação de Maria (ausente por doença)
  • Pe. Agostinho Basílio Teixeira Mendes – Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

BODAS DE Ouro – 50 ANOS

• Ir. Margarida Maria Pinheiro Coelho – Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas)

Seguiu-se o encontro entre os religiosos e Sua Eminência, O Cardeal D. Américo, num clima de muita simplicidade, proximidade e diálogo sobre os desafios que a Igreja hoje enfrenta no campo da evangelização, assim como a missão especifica que é confiada na riqueza dos carismas a cada Congregação. Posteriormente, realizou-se um lanche partilhado onde o convívio se animou.

A Diocese de Setúbal tem a alegria de contar com a vida e missão de 106 consagrados/as, dos quais 80 irmãs e 26 irmãos/padres, pertencentes a 18 Institutos Religiosos, 10 femininos e 8 masculinos. Na simplicidade e audácia, testemunham com a entrega generosa das suas vidas o Evangelho da Alegria, no amor a Cristo e serviço aos irmãos.

Ir. Margarida Coelho, fma – CIRP Regional de Setúbal/JM

06 de Fevereiro de 2024