Juventude/Da Quinta-feira Santa à Páscoa: «É isto.. É este o momento…»

20240422-juventude-triduo-pascal (11)

O Departamento da Juventude assinalou de forma especial os últimos dias da «Semana Maior» 2024. O Tríduo até à Páscoa, quando como Igreja vivemos e celebramos o ciclo central do calendário católico, ligado à Paixão de Jesus, a condenação, a morte e ressurreição de Cristo.

Para associar a Palavra, e a descrição/significado destas várias celebrações, o Departamento da Juventude convidou a jovem artista Daniela Azul, da nossa Diocese de Setúbal, para desenhar estes últimos dias da vida de Jesus, um desenho para cada dia, de Quinta-feira Santa ao Domingo da Ressurreição.

“Queria transmitir apenas a sensação ou o sinal do momento celebrado/recordado. Que alguém olhasse e dissesse: ‘É isto.. É este o momento…’”, explicou a jovem arquiteta.

Daniela Azul, que usou apenas “caneta sobre papel”, salientou que, “às vezes, pensamos que algo complexo transmite melhor a ideia de um momento”. Mas, neste caso, quis apenas “demonstrar exatamente o contrário: a simplicidade também tem muito para dar. (À semelhança de Jesus que na sua simplicidade mudou o mundo)”.

Os desenhos começaram a ser publicados no início dos momentos centrais da Semana Santa, na Quinta-feira Santa, a Igreja Católica começa o Tríduo Pascal, com a Missa vespertina da Ceia do Senhor. A Última Ceia de Jesus com os seus discípulos, no Cenáculo, evoca a instituição da Eucaristia e do sacerdócio, e destaca-se o gesto do lava-pés.

Na Sexta-feira Santa não celebramos a Eucaristia, este dia é marcado pela morte do Senhor, com a celebração da Paixão e a adoração da cruz. O silêncio deste dia continua no Sábado Santo, um dia alitúrgico, de meditação, e preparação da Vigília Pascal a “mãe de todas as celebrações” da Igreja, que evoca a Ressurreição de Cristo. No Domingo de Páscoa celebramos a vitória da vida, o reencontro com Jesus ressuscitado.

E a nossa artista, como terá vivido estes últimos dias, que começaram na Quarta-feira de Cinzas, este ano de 2024, no dia 14 de fevereiro, início do tempo litúrgico da Quaresma.

“Durante a Quaresma foi-me permitido pensar na minha história à luz do amor de Cristo e do Evangelho. Isso fez com que tudo que aconteceu durante o Tríduo Pascal ressoasse de forma mais intensa em mim. Este é sempre um tempo de imenso serviço ao próximo e que sempre me toca muitíssimo”, recordou Daniela Azul.

A autora

Daniela Ferreira Azul Luís, tem 33 anos, e é arquiteta. É da Paróquia de Santo André, no Barreiro, e pertence ao Movimento Caminho Neocatecumenal. Desenha de tudo um pouco e com vários materiais: “O que me pedem, o que me apetece, o que me rodeia”, dependendo do dia e do momento, e para a Igreja já fez “imensos trabalhos”.

“Dos mais recentes destaco os Confessionários presentes na Jornada Mundial da Juventude em 2023, idealizados pela equipa do Parque do Perdão e ainda os focos litúrgicos da Capela presente no mesmo lugar que idealizei de raiz e que foram construídos pelo responsável da empresa Tábuas do Guedes. Estes elementos encontram-se, de momento, na Capela do Seminário dos Olivais.”

Daniela Azul já pintou “dezenas de Círios Pascais”, e quem a segue nas redes sociais viu alguns este ano, um vitral na igreja paroquial de Santo André (Barreiro) foi desenhado por si, mas tem “outros vitrais desenhados que nunca viram a luz do dia”.

Arquiteta de profissão, fez também trabalhos de arquitetura para o Centro Social e Paroquial de Santo André, e velas de batismo, desenhos para Vias Sacras, desenhos para o grupo da Catequese, um desenho para um relicário. “A minha própria tese de mestrado tem a ver com arquitetura religiosa”, acrescentou Daniela Ferreira Azul Luís.

O site da Daniela ainda está em construção, mas já a podemos seguir nas Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/tracoazularts/ Facebook: www.facebook.com/danielatracoazul Tik Tok: https://www.tiktok.com/@tracoazul_arts?_t=8lUhc1pTLm5&_r=1

Para quem não conhece: O Caminho Neocatecumenal, nasceu há 58 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández. Este movimento é reconhecido pela Igreja Católica como “um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje”, assente em três pilares fundamentais: Palavra de Deus, Eucaristia e vida em comunidade.

Departamento da Juventude (Informações do Tríduo Pascal com Agência Ecclesia)

01 de Abril de 2024