“Trabalhar em rede” e “confiar nas instituições” para erradicar a pobreza

Inauguração sede EAPN Setúbal

O Cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, esteve presente na inauguração da sede da delegação de Setúbal da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), que desde 2003 está a atuar no nosso concelho.

O prelado elogiou o trabalho da instituição e pediu que não se perca esta ideia de “trabalho em rede” que a organização preconiza. “Quando damos as mãos encontramos soluções em rede e somos capazes de potenciar o que cada um sabe fazer e faz bem, e não andamos em concorrência direta”, afirmou o bispo de Setúbal na sua intervenção.

Esta é uma solução que, garante, “poupa problemas e resolve situações”. “Trabalhar em rede e confiar. A Segurança social deve ser parceira na confiança e no respeito pela competência de cada um e não apenas na fiscalização e isso ajuda a que os resultados finais sejam melhores para as pessoas”, considerou D. Américo Aguiar.

O bispo de Setúbal elogiou o presidente da EAPN, Monsenhor Agostinho Joaquim Moreira, que “nunca desistiu do projeto”. “Graças à resiliência de muitos as coisas vão acontecendo e isso é que é importante dizer”, referiu.

O Pe. Agostinho Moreira também tomou a palavra para afirmar que esta inauguração é mais uma “oportunidade de trabalhar em rede com as instituições de Setúbal para um desígnio nacional”. “Em Portugal temos um sistema em que os pobres são passivos, só recebem, não podem participar nem propor, e achamos que isso não é positivo”, defendeu, acrescentando que “a pobreza mata democracia, coesão social e paz social

Afirmando que a EAPN é um projeto “apartidário e sem orientação religiosa”, o sacerdote da diocese do Porto não deixou de referir a importância do papel da Igreja no mesmo. “O Estado dá condições, mas não dá amor, e contamos com a Igreja para que o amor seja concretizado junto com as outras respostas sociais”, pediu.

O espaço, sito na Avenida 5 de outubro, em Setúbal, está equipado com uma sala de formação, uma sala de reunião e outras infraestruturas que permitem melhorar o serviço prestado às instituições e aos parceiros individuais presentes no concelho.

Texto e fotos: Ricardo Perna

04 de Abril de 2024