Poceirão encerrou comemorações jubilares dos 60 anos da dedicação da Igreja

20181028-Poceirao-02

A comunidade do Poceirão, da Paróquia da Marateca, comemorou, no passado dia 28 de outubro, o encerramento dos 60 anos da dedicação da Igreja de Nossa Senhora das Graças. A celebração foi presidida pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas.

Contou, ainda, com a especial presença de um grupo de missionários franceses, provenientes da Fraternidade Missionária Rural, conhecidos por Irmãos e Irmãs do Campo, que ao longo de trinta anos ali estiveram em missão para ajudar ao desenvolvimento espiritual da comunidade.

No início da Eucaristia, o pároco, Padre Geraldo Kalemesa lembrou a memória dos benfeitores daquela comunidade que, no início, impulsionaram a construção da igreja: “Celebramos este jubileu graças à coragem, fé, sacrifícios e entusiasmos de homens e mulheres, de feliz memória, que foram instrumento da providência divina na edificação desta igreja, e com ela toda a comunidade do seu tempo”.

Ao chegar o final das comemorações jubilares, assegura o pároco, a comunidade vai “enfrentar novos desafios pastorais, sociais e espirituais”. “Certos de que crescemos – assinalou o sacerdote – esperamos que a comunidade continue a rezar para que Deus ilume, cada vez mais, o caminho de fé e espiritualidade de cada um”.

Uma comunidade portas abertas para acolher

D. José Ornelas, neste momento festivo, pediu à comunidade para abrir as portas e acolher todas as pessoas: “Esta é a casa do Pai do Céu e não tem limites. É para toda a gente. Limitados como somos, seremos capazes de construir uma comunidade nova se formos família e tivermos capacidade de dar as mãos, se tivermos o olhar no Pai do Céu que nos reúne e nos torna irmãos. São as pessoas que fazem a Igreja e não as paredes de pedra”, disse.

O Pastor da Diocese pediu, ainda, que a comunidade se ponha, em primeiro lugar, à escuta da Palavra para levar a uma transformação de vida. “Peço-vos que sejam gente que vem, aqui, escutar a Palavra e quando sai pela porta leva uma atitude nova de vida. Que não cansemos, nem desistamos, mas tenhamos o sonho de Deus no coração, para um mundo mais humano e mais fraterno”.

Presentes estiveram, também, o Padre José Lobato, vigário geral da Diocese, e o Padre Acílio Fernandes, diretor da Casa do Gaiato de Setúbal, ambos com ligações àquela comunidade, bem como o Seminário de Almada. Nesta especial ocasião, marcaram presença, ainda, diversas entidades civis, entre os quais representantes da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia local, bem como responsáveis de coletividades e associações do Poceirão.

No final da Eucaristia foi descerrada uma placa comemorativa deste Jubileu.

AS

29 de Outubro de 2018