Cáritas Diocesana de Setúbal comemorou Dia Mundial dos Pobres

20181118-Caritas-Pegoes

Neste domingo, 18 de novembro, o XXXIII do Tempo Comum, comemorou-se o “II Dia Mundial dos Pobres”, instituído pelo Papa Francisco em 2017. Associou-se  também o lançamento nacional da Operação “10 Milhões de Estrelas Um Gesto pela Paz” e a campanha “Partilhar a Viagem”, da qual circula na Diocese de Setúbal a mala para recolha de testemunhos de viagem de imigrantes e refugiados.

A celebração decorreu na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Pegões, na Eucaristia transmitida pela TVI. (Clique, aqui, para ver a celebração).

Após a saudação inicial o Padre Zeferino Sakapepa deu a palavra ao presidente da Cáritas Diocesana, que agradeceu e leu uma breve mensagem, relacionada com os três momentos que foram vividos na Eucaristia.

Saudou o Presidente da Câmara Municipal de Montijo e Presidentes das Juntas de Freguesia de Canha e Pegões; colegas de Direção e equipa técnica e colaboradoras que se disponibilizaram para o acompanhar em momento de muita importância e visibilidade nacional.

Agradeceu ainda, em nome das Cáritas Diocesanas e da Cáritas Portuguesa, esta oportunidade, não se esquecendo de agradecer também a confiança que o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas de Carvalho depositou nesta Direção, chamando-a a esta missão.

No ofertório foi feita a partilha fraterna de bens, tendo as responsáveis dos cinco equipamentos com respostas sociais, da Cáritas Diocesana, providenciado a sua representação e participação.

No final da Eucaristia foram depositadas na mala várias cartas contendo testemunhos e, a terminar, o presidente da Cáritas Diocesana explicou o significado deste gesto simbólico e os passos seguintes: findo o tempo de presença da mala “Partilhar a Viagem” na Diocese de Setúbal, partirá para outras Dioceses, até Maio, de forma a continuar a recolher testemunhos que no final serão entregues à Cáritas Internacionallis.

Eng. Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal

20 de Novembro de 2018