Vigília Jovem VOCARE: Refletir a Santidade e rezar a Vocação diante de Jesus

20181116-Vigilia-Vocare-05

Na passada sexta feira, dia 16 de novembro, pelas 21h, teve lugar no Seminário Maior de São Paulo de Almada a Vigília Jovem – VOCARE, inserida no âmbito da Semana de Oração pelos Seminários, em que estiveram presentes mais de 250 jovens. A Vigília teve como tema base a Santidade, tendo uma dinâmica móvel, constituída por várias etapas ao longo de diversos espaços interiores e exteriores daquele Seminário.

Começou com o acolhimento do reitor, Padre Rui Gouveia, na Igreja do Seminário, a que se seguiu a apresentação e testemunho de vida do santo casal Luigi e Maria Beltrame Quattrochi, por parte do seminarista Cláudio Rodrigues. Para completar esta apresentação seguiu-se o testemunho de vida matrimonial do Tiago e da Inês Costa Baptista, que falaram sobre as alegrias e dificuldades, por vezes, do matrimónio, e da sua constituição familiar. Ficou explícito a importância da família para gerar vocações, mesmo a sacerdotal.

De seguida, já no exterior, o seminarista José Cachaço falou sobre São Luís Gonzaga, patrono dos jovens e dos seminaristas, e a sua preocupação e cuidado pelos doentes e por aqueles que mais sofriam na sua época. Depois desta apresentação, o seminarista Telmo Ribeiro Nunes deu o seu testemunho vocacional, explicando como tinha sido a sua caminhada até ao momento.

Junto ao miradouro, o seminarista Afonso Pereira apresentou a vida e obra de São Jerzy Popieluszko, padre polaco que acompanhou a classe operária, tendo sido perseguido e martirizado pelo sistema comunista. Para culminar os testemunhos, o Padre João Paulo, o mais recente sacerdote da Diocese, falou aos jovens como tem sido o seu ministério, desde junho, e o amor e fidelidade que é preciso ter para conseguir ultrapassar os desafios que vão surgindo na vida sacerdotal.

Em conclusão da vigília seguiu-se um momento de Adoração Eucarística, presidida pelo Padre Luís Júnior, da Comunidade da Aliança de Misericórdia, onde cada jovem foi desafiado a rezar a sua vocação perante Jesus. Para colmatar a noite não poderia faltar um magusto de confraternização e convívio entre os presentes.

De lembrar que esta iniciativa, em colaboração com o Seminário, foi organizada e animada musicalmente pelos grupos ‘Jovens a Caminho’, ‘Eccomi’, ‘Fénix’, ‘MissionArte’, ‘Nossa Senhora da Conceição’ e, ainda, pela Comunidade da Aliança de Misericórdia e pelo Seminário de São Paulo de Almada.

André Miguel Nascimento

20 de Novembro de 2018