Equipas de Nossa Senhora: Retiro em reflexão e caminhada pela Serra da Arrábida

20190405-ENS-Retiro

No passado sábado 30 de março realizou-se o primeiro retiro de 2019 das Equipas de Nossa Senhora, Setor de Setúbal. O retiro teve como tema – “Pós-se a caminho e foi ter com o Pai” com fio condutor da leitura do evangelho de S. Lucas da parábola do filho pródigo, e o desafio foi literalmente pormo-nos a caminho.

Os 31 casais e 15 crianças, de diversas equipas do setor representando toda a diocese, com a alegria da presença de 3 casais da equipa Ramada 4, foram enviados numa caminhada na Serra da Arrábida de 5 km.

Esta caminhada iniciou com a oração de laudes e uma breve meditação do Diácono Jonas Cardoso sobre a necessidade de sairmos dos nossos saltos, presunções e zonas de confortos, e nos colocarmos a caminho, numa alusão ao caminho que é a vida em casal, à imagem da caminhada da quaresma para a verdade única, o amor verdadeiro da ressurreição. Com este mote iniciou-se a caminhada, abençoada por uma chuvinha miudinha que se fazia sentir, mas que pouco depois daria lugar a um simpático dia de sol.

Na primeira etapa seguimos em casal na companhia da proposta de reflexão que quase se assemelhava a um Dever de Sentar: “Quantas vezes tento impor a minha razão, a minha verdade, me sobrepor ou rebaixar ao outro e que não consigo assumir o meu papel?”.

Seguiu-se uma catequese também pelo Diácono Jonas Cardoso, sensivelmente a meio do percurso, sobre a bem conhecida parábola, com a provocação cada um pessoalmente, mas também em casal, a identificar onde se encontra como filho mais novo, filho mais velho e o pai. Entre pedras e bolotas, seguimos com estas pistas até à igreja de São Simão onde foi servido o almoço.

No período da tarde, o Padre Luís Ferreira, como anfitrião, partilhou alguns aspectos da vida naquela comunidade, como o ponto de ligação para o lançamento de pistas para a vida em casal, e de um modo particular para o desafio da oração conjugal como alimento e força de uma vida espiritual em casal e família.

Regressados à igreja de São Lourenço, seguiu-se um tempo de adoração, no âmbito das 24 horas de Adoração para o Senhor, terminando com a Eucaristia.

Foi um dia muito rico pelo tempo de reflexão em casal, generosamente conduzido pelo Padre Luís Ferreira e pelo Diácono Jonas Cardoso, e pelo convívio das diferentes equipas, o que nos enriquece como pessoas mas também como movimento de Igreja.

Pela equipa do setor de Setúbal das ENS, Hernani Banha e Ana Serrano

05 de Abril de 2019