comprehensive-camels

Sagrada Escritura: “não é literatura light, é testemunho de Vida”

20200118-Celebracao-Ecumenica (10)

Sobre o Domingo da Palavra, o padre Daniel Nascimento, a estudar Ciências Bíblicas na Terra Santa, Jerusalém, partilhou a sua reflexão com o Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, que aqui reproduzimos.

Conta uma antiga anedota grega que “um camponês, querendo que o seu burro se aguentasse muito tempo sem comer, começou a cortar-lhe na alimentação. Um dia, porém, o burro morreu. “Oh, que desgraça”, queixou-se o homem, “agora que o animal aprendeu a não comer…morreu!”. Parece que esta historieta com mais de 1600 anos não tem nada a ver com o Domingo da Palavra de Deus. Mas se aceitarmos a provocação que a anedota contém, poderemos perceber melhor a intenção do Papa Francisco, ao instituir agora esta festa. O camponês quer cortar na alimentação do seu animal, achando que ele poderia viver sem comida. E até vai resultando, até que…o animal morre! E nós, não achamos que podemos viver sem o “alimento” que é a Bíblia, testemunho escrito da Palavra que é Cristo? Ou se calhar pensamos que as Escrituras são um “alimento” pesado, a ser consumido só de vez em quando… E tal como na história, o nosso “burro”, ou seja, a nossa alma, pode morrer, numa espécie de secura espiritual, porque terá perdido o contacto com essa fonte de Vida que encontramos nas Sagradas Escrituras.

Assim, ao marcar um dia para sublinhar a importância da Palavra nas nossas vidas, o Papa não nos diz para dar importância à Bíblia só neste domingo. Pelo contrário, este dia festivo, que a partir da agora celebraremos todos os anos, é uma espécie de “abre-olhos” à nossa atitude para com as Escrituras. Mais do que um bonito livro, remetido para uma prateleira, ou lido como um simples repositório de frases feitas, encontramos na Bíblia aquilo que é a vida do povo de Deus, da criação à plenitude dos tempos; com poemas, narrativas, parábolas, metáforas, com a beleza do amor e a amargura do pecado. A Bíblia não é fácil de ler porque não é literatura light; é testemunho de Vida. Ora, sendo textos escritos há tanto tempo, noutros enquadramentos históricos e culturais, sentimos certamente uma grande “distância” entre aquilo que a Bíblia diz e a nossa própria experiência. Não podemos ler, por exemplo, relatos do Antigo Testamento, da mesma forma que lemos um livro de história contemporânea, porque provavelmente não encontraremos factos, mas sim meditações poéticas (como no caso do início do livro do Génesis) ou relatos catequéticos. Mas nisso as edições católicas dão-nos uma grande ajuda, através de introduções que contextualizam e notas de rodapé que explicam os textos mais difíceis. Assim sendo, faremos justiça a esta celebração se, mais do que procurarmos livros que nos expliquem a Bíblia – e há muitos que são bons e úteis – tivermos mais contacto com ela.

Ninguém aprende a nadar lendo sobre natação, por muito bom que o livro seja; também ninguém consegue fazer das Sagradas Escrituras o tal alimento para a vida sem a experiência, tantas vezes difícil, mas sempre recompensadora quando é bem feita, de “gastar” tempo com elas. Ora, a Eucaristia dominical é, para muitos, o primeiro (e quase único!) lugar de encontro com a Bíblia. Mas ela nasceu na comunidade crente, em Igreja, e por isso pode e deve ter mais lugar nos nossos grupos de jovens, catequeses, escuteiros…

Na carta com que o Papa Francisco criou esta celebração lê-se uma frase de São Lucas: «(Jesus) abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras» (Lc 24, 45). Portanto, quando lemos com espírito crente, é Jesus que lê connosco. Como dizia sabiamente São Jerónimo “nos relatos evangélicos, a letra está sempre ligada ao Espírito; e tudo aquilo que à primeira vista parece ser frio, se lhe tocares, aquece”. Seguindo o ritmo das leituras semanais da missa, ou lendo por extenso algum livro bíblico do Antigo ou Novo Testamento (e muitos são bastante user-friendly, de leitura muito agradável), a Igreja que somos não deve em absoluto rejeitar este desafio…

Padre Daniel Nascimento

Partilhe nas redes sociais!
28 de Janeiro de 2020