Igreja em Rede: Sábado da VI Semana da Páscoa – “O Pai vos ama, porque vós Me amastes e acreditastes” (Jo 16, 23b-28)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Sábado da VI Semana da Páscoa

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre José Pires Nunes, Capelão do Hospital Garcia de Orta

Jesus que reza por nós. Nós que rezamos ao Pai em nome de Jesus. O Pai que nos ama. Jesus, o Filho que saiu de Deus e que volta para o Pai.

Ele é o Messias, o Libertador. Mas não é, como sabemos, um libertador como tantos na história dos povos que libertaram politicamente e territorialmente este ou aquele povo do domínio de outro. O Cristo, o Messias, é o Salvador, não tanto das forças deste mundo, mas libertador integral, desde o íntimo da pessoa humana, dirigindo-se ao núcleo de cada pessoa que é a sua capacidade de amar, capacidade de compaixão e misericórdia, capacidade de se oferecer a si mesmo, de se dar servindo e dignificando o seu próximo.

Este é o Jesus que antes de padecer e, na iminência da sua morte, se preocupa em assegurar aos discípulos, que somos nós, que ele nos ama e que junto do Pai está a interceder por nós, mesmo sem ser necessário, porque o próprio Pai nos ama.

É este mesmo Jesus que Apolo já conhecia, embora sem conhecer o seu baptismo. E é pela partilha fraterna e zelosa do casal Priscila e Áquila que ele cresce na verdadeira fé e se torna um apóstolo capaz de ajudar muitos na sua caminhada de vida iluminada pela vida de Jesus, o Cristo.

Jesus não é só o meu “melhor amigo”. Ele é o Filho de Deus que entregou a Sua vida por mim. Ele é O Salvador, que me salva amando-me até dar a vida e, junto do Pai, vive o Seu Amor por cada um de nós. É este Jesus que eu tenho de conhecer cada vez mais pelo estudo, pela intimidade na oração e pela partilha de vida dada e recebida.

É a este Jesus que eu Rezo, que eu contemplo e que eu testemunho pela minhas atitudes e acções?

Padre José Pires Nunes

23 de Maio de 2020