Mensagem de Fátima: Rezar em família os Mistérios Gloriosos!

Little boy child praying and holding wooden rosary.

Rezar em família! Proposta do Movimento da Mensagem de Fátima para a quarta semana do mês de Maria, com a reflexão dos Mistérios Gloriosos!

Estes mistérios fazem-nos reflectir no poder da Fé, na graça do Espírito Santo e na glória de Deus pelo cumprimento da Sua palavra. Deus enviou-nos Seu Filho para nossa salvação e venceu a morte pela ressurreição. Assim, Jesus é o exemplo para alcançarmos a vida eterna e Maria é a nossa guia que nos conduz. Mais presentemente, nos nossos tempos, apesar de já ter passado um século, essa foi a Mensagem que Nossa Senhora trouxe aos pastorinhos: que o coração de Jesus estava demasiado ofendido mas que pela conversão dos pecadores podemos alcançar a Salvação.

1. A Ressurreição do Senhor
  2. A Ascensão do Senhor
  3. A Vinda do Espírito Santo
  4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus
  5. A Coroação da Santíssima Virgem

Os mistérios Gloriosos ajudam-nos a meditar, respectivamente sobre:

A fé: “Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito (Mateus 28, 6)”. Tal como as Mulheres que foram ao encontro do corpo de Jesus, assim somos nós: procuramos constantemente o que podemos ver e tocar. Mas esse é o poder da fé: ter esperança, acreditar no que não está visível aos nossos olhos e confiar no poder e no amor de Deus. Assim, seremos capazes de grandes feitos e obras para Sua honra e Glória!
A esperança e desejo do Céu: Jesus ascende ao Céu, para junto do Pai, tal como tinha prometido aos discípulos! O caminho que percorremos é um caminho de purificação no qual pretendemos ser dignos de alcançar as promessas de Cristo e um dia podermos estar também à Sua direita no céu. E é bom de pensar que assim será…
A vinda do Espírito Santo: “é uma oportunidade para contemplarmos o Deus Santo, que não Se cansa de nos atrair para Si: é o Deus de Amor que, pelo Espírito Santo, fortalece a nossa comunhão e fecunda a nossa entrega”. É o Espírito Santo que nos reveste do Amor de Deus e nos faz ser melhores.
A Assunção de Nossa Senhora aos Céus: aos olhos das pessoas, era um privilégio Maria ter sido a Mãe de Jesus por todo o contacto próximo enquanto progenitora, mas Jesus foi bem claro: Maria é o exemplo, “Ela, que viveu por Cristo e para Cristo, foi feliz porque ouviu a Palavra de Deus e a pôs em prática.” Ela é quem nos orienta e guia em direcção ao Céu. “Por isso, precede-nos na vida ressuscitada que todos somos chamados a viver”.
A Coroação da Santíssima Virgem: “sinal de uma vida totalmente dirigida a Deus e ao cumprimento da Sua vontade”. Com o seu sim incondicional, Maria permitiu que o Todo-Poderoso fizesse nela maravilhas. Maria é o exemplo de fé, humildade, servidão e tranquilidade. Ela sempre soube o que fazer e aguardar o “tempo” de Deus. Maria ajuda Jesus até ao momento em que Ele se mostra como Filho de Deus e logo orienta-nos a fazer o que ele nos pede (Bodas de Caná). Maria é chamada a bem-aventurada: é com certeza o desejo de Deus que sejamos também bem aventurados como Maria!

Na meditação do terço esta semana, tenhamos presente a vontade de aumentar e tornar cada vez mais sólida a Fé da humanidade em Deus e em Jesus Cristo e na aceitação de Maria como nossa Mãe!

Proposta:

• Elaboração da 4ª dezena do Terço
  • Vídeo com uma dinâmica de como o Espírito Santo age na nossa vida
  • Pequenos postais para em cada dia reflectir 1 deles

Em maio, mês de Maria, o Movimento da Mensagem de Fátima apresenta desafios semanais para viver estes tempos de provação e maior isolamento social com Nossa Senhora.

Mensagem de Fátima: “Maria, o Rosário e a Paz”

Mensagem de Fátima: Rezar em família os Mistérios Luminosos!

Mensagem de Fátima: Rezar em família os Mistérios Dolorosos!

23 de Maio de 2020