Encontros com João: “Cada Igreja nasce da Palavra de Deus, onde o Ressuscitado faz-se de novo presente.”

20210331-encontros-com-joao (8)

D. José Ornelas terminou na passada quinta-feira o ciclo online de oito encontros dedicados à leitura guiada do Evangelho de São João, o “evangelho dos encontros”.

Durante os meses de fevereiro e março, cerca de 700 pessoas participaram no percurso formativo dinamizado pelo bispo diocesano, respondendo positivamente ao convite para a leitura e estudo do Evangelho.

“Penso que foi para todos nós um desafio grande” avaliou D. José Ornelas no último encontro, reconhecendo que retomar estes textos foi para si “um bom caminho de Quaresma”.

Desafiando os participantes a reler o Evangelho, pois agora “o texto terá outro sentido”, o prelado salienta que o encontro para a escuta da Palavra faz parte do “ser Igreja”.

“Fazer do Evangelho o nosso ponto de partida, o nosso alimento, a nossa vida e a nossa esperança. Isto dá alento a todos nós, é ser Igreja. Cada Igreja nasce assim: nasce da Palavra de Deus, onde o Ressuscitado faz-se de novo presente.”

Na nota pastoral “Fé e Solidariedade para vencer a pandemia”, D. José Ornelas afirmava que o Evangelho de São João “é o livro do encontro de Jesus com a humanidade, contado a partir dos Seus encontros com pessoas concretas.”

Esta iniciativa surgiu no seguimento da proposta “Encontros com Marcos”, realizada em 2018 nos tempos de Quaresma e Páscoa, na altura realizados presencialmente no Seminário Maior de S. Paulo, em Almada.

D. José Ornelas, bispo de Setúbal desde 2015, especializou-se em Ciências Bíblicas em Roma e em Jerusalém, tendo-se doutorado na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa em 1997. Em 2020, foi eleito Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para o quadriénio 2020-2023.

Faça o seu donativo

Os “Encontros com João” reforçam a vontade da Diocese de Setúbal em disponibilizar propostas de formação qualificada a todos os que desejem conhecer e aprofundar a mensagem cristã. Está, atualmente, a ser estruturada a “Academia Fé e Cultura” que permitirá apresentar programas formativos, não só presenciais, mas também online, e que pretendemos que tenham cada vez mais qualidade. Tudo isto requer melhores equipamentos e capacitação de recursos humanos para uma melhor oferta.

Desta forma, e esperando a disponibilidade da vossa colaboração, indicamos os dados para envio de donativo:

• IBAN: PT50 0007 0000 0086 2275 1962 3
  • NIB: 0007 0000 0086 2275 1962 3
  • Entidade: Seminário Diocesano de Setúbal

Caso pretenda um recibo de donativo, solicitamos que envie os seguintes dados para o e-mail servicoeconomato@diocese-setubal.pt:

• Nome completo
  • Número de contribuinte
  • Morada
  • Comprovativo de transferência

Encontros

Todos os encontros estão disponíveis no Canal de Youtube da Diocese de Setúbal. Aqui divulgamos os vídeos em conjunto com a apresentação partilhada em cada encontro.

Encontro #1: Introdução. “Vinde ver!” | Apresentação

Encontro #2: O Livro dos Sinais. “Os primeiros sinais” | Apresentação