JMJ Lisboa 2023: jovens portugueses convidados a rezar o terço

20210429-terco-oracao-jmj-maio

Convite de oração do terço é lançado aos jovens de todo o país, rezando “pelos bons frutos da Jornada” e pelo fim da pandemia. A transmissão acontece este sábado, 1 de maio, às 21 horas, nas redes sociais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), nomeadamente Facebook e Youtube.

Dezenas de jovens participam na recitação digital do rosário. O momento será transmitido em direto, num momento de oração que procura “mostrar as diversas realidades eclesiais e sociais e lembrar a força da oração comunitária.”

Em nota enviada à Diocese, o Comité Organizador Local (COL) da JMJ informa que a oração terá início na Sé de Lisboa e percorrerá digitalmente as dioceses portuguesas, com “destaque também para a participação, entre outras realidades da Igreja e da sociedade, de uma comunidade migrante em Portugal”, bem como “de uma comunidade religiosa, uma família, idosos, uma comunidade do Movimento Fé e Luz e profissionais de saúde”.

O convite à oração do terço estende-se ao longo do mês, estando por isso disponíveis as propostas de meditação dos mistérios do terço na página oficial da Jornada. A versão áudio e em língua gestual portuguesa das meditações também estarão brevemente à disposição.

“Só com Jesus e Maria atingiremos o objetivo da JMJ. É por isso que a oração do Terço é tão importante, especialmente agora”, refere o Cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, no comunicado.

Recorde-se que durante o mês de abril, a organização colocou em circulação três modelos do terço oficial da JMJ. Informa o COL que os primeiros terços estão a chegar a chegar a casa dos portugueses.

A iniciativa está também em sintonia com o apelo do Papa Francisco que convida, em maio, a uma maratona de oração pelo fim da pandemia.

É de lembrar que, em 2019, o Vaticano anunciou que Lisboa seria a próxima cidade a receber a Jornada Mundial da Juventude, um encontro de milhões de jovens de todo o mundo com o Papa, previsto para 2022. No seguimento da pandemia de Covid-19, a Santa Sé optou por adiar o evento para o verão de 2023.

29 de Abril de 2021