Saúde: D. José Ornelas em encontro online com médicos católicos

20210507-associacao-dos-medicos-catolicos-portugueses

A Direção Nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) teve a oportunidade de apresentar a sua equipa, as linhas orientadoras do seu trabalho e os seus projetos atuais ao Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

“Há muito que pretendíamos este encontro para manifestar a nossa disponibilidade para colaborar com a Igreja Portuguesa, de que fazemos parte, naquilo a que formos chamados. Foi para nós uma grande alegria e humildade poder apresentar esta maravilha centenária que é a AMCP”, sublinha o médico José Diogo Ferreira Martins, que preside à Direção Nacional.

Em comunicado enviado à Diocese, a AMCP regista que o encontro decorreu na noite de 3 de maio, online, no início da habitual reunião mensal de trabalho da Direção Nacional. Depois da oração de bênção proferida por D. José Ornelas, a equipa apresentou a associação, as principais áreas de trabalho e serviço: intervenção cívica, voluntariado, oração, formação e informação.

A AMCP realçou “a sua identidade enquanto associação profissional católica” e a sua disponibilidade para colaborar, a título de exemplo, em ações de formação para o Clero sobre temas específicos da área da saúde e da medicina.

José Diogo Ferreira Martins referiu a “grande alegria e responsabilidade” pelo trabalho desenvolvido pela AMCP, apresentando como desafios maiores os de “passar o catolicismo para dentro do hospital” e de “falar mais alto, para fora da Igreja”.

As palavras do presidente da CEP foram de abertura e proximidade, reconhecendo a importância da organização na vida da Igreja. Sublinhou “a visão pedagógica, científica e de valor cristão” da AMCP e também a “base de diálogo civilizacional”. Na despedida, o prelado deixou nova bênção: “Que Deus vos abençoe!”.

A Associação dos Médicos Católicos Portugueses é um organismo nacional, privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidade congregar os profissionais da medicina que se afirmam católicos e desejam exercer a sua profissão à luz dos princípios evangélicos. Conta neste momento com mais de 700 associados.

07 de Maio de 2021