Convívios Fraternos: movimento juvenil conclui ano pastoral com alegria, espírito renovado e desafio à missão

20210706-encontro-diocesano-convivios-fraternos (6)

Movimento dos Convívios Fraternos culmina ano pastoral em Encontro Diocesano, realizado a 27 de junho no Seminário Scalabrini, na Amora. Os jovens foram desafiados a “partir de si”, na busca de rumo pessoal, ao encontro do Pai e dos outros, e com o convite a serem testemunhas de Cristo no mundo em que vivem.

“Parte de Ti” foi o tema que acompanhou os jovens nos encontros mensais vicariais, e foi também o tema escolhido para concluir o ano, em encontro diocesano.

Em primeiro lugar, o acolhimento. Depois de largos meses em reuniões por videoconferência e sem possibilidade de realização de Convívios Fraternos, os jovens tiveram oportunidade de se encontrar fisicamente, olhos nos olhos, e partilhar as emoções e histórias dos últimos tempos. Uma partilha que o digital nunca poderá substituir, realizada em alegria e comunhão fraterna.

Seguiu-se a oração e momentos de atividade em grupos, em respeito rigoroso do protocolo de segurança e saúde públicas. Os jovens foram encorajados a refletir e partilhar sobre a sua vida e o seu caminho, os seus momentos de encontro com Cristo, com os outros e consigo, com um convite final a “partir” para os outros, fazendo-se próximo de alguém que conhecessem e que pudesse estar a precisar da sua presença.

Para a Anita Torres, da Vigararia de Palmela-Sesimbra, o encontro diocesano foi “uma lufada de ar fresco depois de mais de um ano de encontros vicariais online”.

“Os momentos de partilha e de oração sem um ecrã como barreira renovaram o espírito conviva. Este encontro deu-me esperança de que ainda havemos de voltar aos encontros como eles eram: recheados de abraços fraternos” comentou.

“Num ano de desafios e batalhas nada fortalece mais que um quarto dia recheado de união e alegria. Neste encontro diocesano, unimo-nos na fé e no amor para juntos irmos pelo mundo e mostrarmos a nossa herança” testemunhou o jovem Nuno Guerreiro, da Vigararia da Caparica.

“Obrigado a todos os convivas que em presença ou em oração se juntaram a nós neste dia tão especial”, concluiu.

O Encontro Diocesano foi ainda o momento de apresentação do Hino “Parte de Ti”, inspirado no tema do ano e para o qual foi gravado um videoclipe. O dia terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre José Maria Furtado, assistente do movimento.

O Hino: “Que toda a gente em meu redor sinta o amor (que) Parte de Ti”

Este ano pastoral, a Equipa SOM foi desafiada a construir canções totalmente originais para momentos marcantes do ano, o que se mostrou ser uma dinâmica muito importante num ano atípico, pois permitiu aos jovens permanecer em comunhão, ainda que distantes.

“Eu e o Bruno [Almeida] fomos desafiados para escrever a letra relativa ao tema do ano – “Parte de Ti” -, que fomos desenvolvendo nos vários encontros vicariais. Confesso que, apesar de gostar muito de escrever e deste desafio me ter deixado entusiasmada, foi difícil começar” explica Ana Clara Feliz, uma das autoras da canção.

“Na minha cabeça tinha muitas interpretações desta interpelação “Parte de Ti” – começa por contar – a primeira é a interpelação que Deus me faz diariamente, “Parte de Ti, sussurras”. Descobrir quem sou, o que tenho e tirar o melhor proveito disso para que o Reino de Deus seja uma realidade no meu mundo. Mas para descobrir quem sou, tenho que analisar as minhas “partes”, as partes de mim. Se formam um conjunto coeso, que reflete a Verdade, o que acredito… se reflete Aquele que me criou, pois fui criada à imagem de Deus.”

“O tema foi ficando mais profundo, ganhando perceção de que sou parte de algo maior, de um horizonte bem maior do que o que os meus olhos conseguem atingir. Sou “Parte de Ti”, parte deste Corpo que tem muitos membros, cada um com o seu talento; parte desta Igreja que Tu fundaste, que me acolhe e que quero fazer crescer.”

“E agora, conhecendo esta realidade, de que “és sempre parte de mim”, tudo começa a fazer sentido! Quero levar-Te pelo mundo, “Que toda a gente em meu redor sinta o amor (que) Parte de Ti”.”

“Sem dúvida que o Amor é a melhor parte de Ti, a parte que quero mais viva em mim e de que quero ser testemunha neste mundo. Assim, voltamos ao início, à interpelação, que Deus me faz a mim todos os dias, mas a ti também, mesmo a ti que estás mais longe, com o coração mais fechado, a precisar de um abre-olhos”, conclui.

Letra:

Na vida ando tantas vezes desligado
e sem perceber
Nem reparo que estás a olhar para mim
“Sou parte de ti” sussurras
Que partes tenho eu em mim?

[Pré-Refrão]
Então eu vi os Teus olhos nos do meu irmão
Senti Tua presença a aquecer-me o coração
Porque o Teu amor perfeito, me escolheu assim