JMJ/“Faz Missão”: Jovens portugueses são desafiados a participar em iniciativa missionária com idosos

20210709-dia-mundial-avos-faz-missao (2) - Cópia

Grande movimento nacional pretende juntar os jovens aos mais idosos no fim de semana 24 e 25 de julho.

A organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 promove a segunda edição da iniciativa “Faz Missão”, desta vez com os Avós e Idosos como principais destinatários.

O desafio surge em resposta à mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, assinalado este ano pela primeira vez a 25 de julho: “O futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?”.

“O convite é, onde quer que estejamos, olhar e cuidar dos avós e dos mais velhos, seguindo precisamente o apelo do Papa Francisco do encontro de gerações” refere a organização em nota publicada na página oficial.

Grupos de jovens, movimentos juvenis ou mesmo pessoas que não estejam em grupos organizados podem participar. Alguns exemplos:

• Telefonar aos teus avós ou a algum idoso que esteja sozinho;
  • Ajudar um idoso em dificuldades;
  • Colaborar com uma instituição de solidariedade local que preste assistência à terceira idade;
  • Realizar uma tarefa na paróquia que envolva os mais idosos;
  • Uma simples conversa à janela!

A organização pede, em qualquer caso, que sejam cumpridas as normas de segurança e distanciamento social. É fundamental que a missão seja realizada individualmente ou em grupos muito pequenos, seguindo sempre as normas da DGS e fazendo uso de máscara quando a ação missionária implicar várias pessoas no mesmo local.

Esta é a segunda edição da iniciativa Faz Missão. A primeira realizou-se no primeiro fim de semana do Advento de 2020, 28 e 29 de novembro, com o objetivo de levar “a esperança e alegria da JMJ” às comunidades.

Recorde-se que o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa para que não nos esqueçamos dos avós e de preservar as nossas raízes. Este Dia vai-se assinalar anualmente no quarto domingo de julho, próximo da festa dos Santos Joaquim e Ana, os avós de Jesus.

Sou jovem. O que devo fazer?

1. Escolhe a tua missão;
  2. Veste a t-shirt da JMJ para dar visibilidade a este grande movimento de esperança (se não a tiveres, está disponível na loja online);
  3. Concretiza o desafio do Papa Francisco e faz-te próximo dos mais velhos;
  4. Partilha connosco uma fotografia ou vídeo da missão que fizeres, indicando o teu nome, paróquia e uma breve descrição do que realizaste, utilizando os hashtags #Lisboa2023 e #Iamwithyoualways. Envia-nos as fotos através das nossas redes sociais (Facebook e Instagram) ou email (juventude@diocese-setubal.pt).

A organização da JMJ disponibiliza ainda uma moldura para tirar fotografias durante a atividade. A moldura pode ser impressa ou feita manualmente:

Faz Missão e associa-te ao primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos!

O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

09 de Julho de 2021