Laranjeiro-Feijó: Padre Sisto Sacatu e Padre José Pinheiro tomaram posse na nova comunidade

20211002-tomada-de-posse-feijó (113)

Foi no passado dia 02 de outubro que a Paróquia de Laranjeiro-Feijó recebeu a nova equipa sacerdotal que irá pastorear a comunidade paroquial nos próximos anos: o Padre Sisto Sacatu, pároco, e o Padre José Pinheiro, vigário paroquial. Esta equipa será coadjuvada pelo Diácono José Reis.

Os sacerdotes permanecem também ao serviço na Paróquia da Cova da Piedade, sendo pároco o Padre José Pinheiro e vigário paroquial, o Padre Sisto Sacatu.

Na celebração da Eucaristia que assinalou a tomada de posse do novo pároco e a despedida do Padre Marco Belchior que, depois de quatro anos no Laranjeiro-Feijó, é agora o novo pároco da Trafaria, D. José Ornelas sublinhou que aquele ato de transição não se tratou, apenas, de um processo administrativo.

“É à luz da Palavra de Deus que entendemos que, aquilo que hoje aqui estamos a viver, não é apenas um ato administrativo. Tal como o profeta Isaías, os padres não vêm em nome próprio, mas em nome de Deus e, por isso, falam em Seu nome”.

“O ciclo da fé”

Destacando alguns momentos característicos de um ato de tomada de posse de um novo pároco numa comunidade paroquial, o Bispo diocesano referiu ainda: “A primeira coisa que fizemos foi entregar, ao novo pároco, o Evangeliário, ou seja, a Palavra de Deus. E é isso que importa, antes de mais, ao Padre – ler a Palavra, meditá-la, deixar-se transformar por ela e depois proclamá-la à comunidade para, com fé e coragem, anunciá-la ao mundo – Este é o ciclo da fé.”

O Bispo de Setúbal assinalou que “ser Padre não é uma carreira ou um cargo administrativo”, mas antes “um enviado de Deus, que vem em Seu nome, para ser libertador como Moisés, para ser salvador como Cristo, para ser servo como Maria e para transmitir a vida como os apóstolos”.

O Pastor da Diocese referiu, ainda, a importância de “ser comunidade”: “Aqui, não somos uma seita de gente fechada. Somos família e cuidamos uns dos outros, mas queremos ser gente que caminha, e que se compromete na construção de uma sociedade nova”.

Após a homilia, o novo pároco fez a profissão de fé, conduzindo a comunidade, prestou juramento de fidelidade e recebeu, simbolicamente, as chaves daquela igreja.

No final, antes da leitura da ata de tomada de posse, que foi assinada pelos presentes, o Padre Marco Belchior, pároco cessante, e o Padre Sisto Sacatu, novo pároco, dirigiram breves palavras à comunidade.

“Foram anos difíceis, anos exigentes, não só pela partida para a Casa do Pai de irmãos que nos tocaram muito – disse o Padre Marco Belchior – mas também por esta crise sanitária que nos obrigou a repensar a nossa pastoral e o modo de estarmos uns com os outros. Tenho consciência de que houve caminho feito, mas também a consciência de que devia ter sido mais bem feito. Peço desculpa por aquilo que correu menos bem da minha parte, mas minhas limitações. Desejo um bom caminho, as maiores felicidades e votos de bom trabalho pastoral ao Padre Sisto e ao Padre José Pinheiro”.

Já o Padre Sisto Sacatu formulou um convite de comunhão e sinodalidade à comunidade paroquial de Laranjeiro-Feijó: “Desejo que nos reunamos, que estejamos sempre juntos, que sejamos um só, pedindo ao Senhor para ultrapassar os desertos, para que o Senhor tenha piedade de nós, para cingir os rins quando for preciso partir, e para cantar glória a Deus quando o Senhor agir na nossa vida. Eu estou no meio de vós como aquele que serve e peço a oração e a disponibilidade de todos e cada um.”

AS

08 de Outubro de 2021