Vocações: Igreja Católica vai celebrar semana dos seminários

20211028-semana-seminarios-2021 (2)

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar a Semana anual de oração pelos Seminários de 31 de outubro a 7 de novembro, com o tema ‘para estarem com Ele e para os enviar a proclamar’, inspirado numa passagem do Evangelho de São Marcos.

O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) sustentou na mensagem para esta semana que a “renovação do rosto da Igreja”, que passará por ser “mais sinodal e menos clerical” segundo os desafios do Papa, deve implicar os seminários.

“Este caminho de futuro pode começar a ser preparado nos seminários, mas vai precisar do compromisso de todos os cristãos. Aos presbíteros, os novos tempos vão exigir uma melhor formação em ordem ao cumprimento mais autêntico daquilo que lhes é específico: presidir, anunciar, santificar”, escreve D. António Augusto Azevedo, Bispo de Vila Real.

O prelado assinala que esta semana é oportuna para “reconhecer” que os seminários são instituições marcantes em cada diocese, são lugares que “evocam memórias únicas, momentos e vivências inesquecíveis” do percurso pessoal e da história das Igrejas locais.

“É sobretudo ocasião para tomar consciência da realidade atual, que, em alguns casos, não deixa de ser preocupante, dado o reduzido número de alunos. Diga-se, porém, que esta situação não é nova, mas tem sido constante nas últimas décadas”, acrescenta.

Neste contexto, o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios destaca também “sinais promissores” e tendências que “alimentam a esperança”, como a percentagem “cada vez maior” de candidatos ao seminário provenientes de “novos meios sociais e culturais e com percursos pessoais diversificados”, que é um sinal “digno de referência”.

A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios publicou online diversos materiais para a vivência da Semana de Oração pelos Seminários, como uma oração, a catequese com os adolescentes ‘Levanta-te… Há um convite para ti’, mistérios do Rosário e uma vigília de adoração.