Setúbal: D. José Ornelas presidiu à Eucaristia de abertura do ano jubilar da Paróquia de São Paulo

20220204-sao-paulo-paroquia´-celebracao-jubilar-25-anos (49)

No passado dia 29 de janeiro, D. José Ornelas, Administrador Diocesano de Setúbal, presidiu à Eucaristia de abertura do ano jubilar da Paróquia de São Paulo, em Setúbal, por ocasião das Bodas de Prata da criação daquela comunidade. A Eucaristia festiva foi concelebrada pelo Vigário-Geral da Diocese, Padre José Lobato, pelo pároco emérito daquela comunidade, Padre José Gusmão, e pelo atual pároco, Padre Luís Ferreira.

Na ocasião, D. José Ornelas destacou alguns apelos de São Paulo, o padroeiro daquela comunidade, para os dias de hoje.

“Paulo percebeu que Deus estava a agir de um modo novo, que não bastavam, apenas, as soluções do passado e era preciso encontrar caminhos novos. Esta é uma atitude de Igreja que, também hoje, precisamos de ter, para nos convertermos ao que Deus que, constantemente nos chama a ser no mundo. A fé não é uma coisa morta, mas revivifica a Igreja constantemente e ajuda-nos a encontrar coisas novas para o mundo”, afirmou o Administrador Diocesano.

O Prelado afirmou, ainda, “a Igreja não é grupo fechado, de pessoas perfeitas, a cumprir devoções”, mas que “cujo grande objetivo é o de levar misericórdia e o amor de Deus a todos, especialmente aos mais fragilizados, anunciando com atitudes, o Evangelho”, contribuindo assim para uma sociedade melhor, mais humana, justa e fraterna.

Paróquia celebra Ano Jubilar com os rostos da comunidade

No final, o pároco, agradeceu aos presentes e fez memória agradecida de todos quantos, aos longo destes vinte e cinco anos, e antes disso, trabalharam naquela comunidade, e anunciou o programa do ano jubilar que terminará a 25 de janeiro de 2023.

Ao longo deste ano, serão celebrados os jubileus das diferentes realidades paroquiais: acólitos, catequistas, movimentos laicais, catequese, avós e doentes, jovens, famílias, ministros extraordinários da comunhão, leitores, coros e escuteiros.

Do programa jubilar da Paróquia de São Paulo faz ainda parte a procissão das velas a 13 de maio e uma peregrinação paroquial a Assis e Roma, prevista para outubro de 2022.

Esta foi também a primeira celebração pública de D. José Ornelas, após o anúncio, a 28 de janeiro, da sua nomeação episcopal para a Diocese de Leiria-Fátima. Como gesto de gratidão, o pároco, Padre Luís Ferreira, ofereceu ao, até então, bispo diocesano, um vinho comemorativo dos vinte e cincos da criação da Paróquia de São Paulo.

O Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, marcou também presença nesta ocasião festiva.

A Bênção Apostólica do Papa Francisco e a réplica de um tijolo da Porta Santa da Basílica de São Paulo Extramuros

Para assinalar o início desta celebração jubilar, a Paróquia recebeu a Bênção Apostólica do Papa Francisco e a réplica de um tijolo da Porta Santa da Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma.

Em carta assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco enviou à comunidade paroquial a sua Bênção Apostólica, referindo: “Partilhando o júbilo e gratidão de todos pela efeméride, o Santo Padre invoca a abundância dos dons do Espírito Santificador, para que, firmes na fé e na esperança que guiou os antepassados e que cada um recebeu no Batismo, possam aprofundar a vida de união com o Senhor, perdoar e unir os homens entre si, e prosseguir, corajosa e santamente, a obra de edificação do Corpo de Cristo que há vinte e cinco anos se vem realizando à sombra desse templo”.

A Paróquia passou a contar também, a partir deste dia, com a réplica de um tijolo da Porta Santa da Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma. Nesta ocasião D. José Ornelas formulou o desejo que este possa ser, para a comunidade, “o sinal do testemunho dos Apóstolos e universalidade da Igreja e do Amor, para que os muros que se multiplicam por esse mundo fora e não tenham razão de ser, e para que São Paulo nos ajude a viver com todos os povos, na dignidade de filhos e filhas de Deus”.

Texto: AS
Fotos: Paróquia de São Paulo