Festas e Tradições: Solenidade de São José anima comunidade paroquial de Setúbal

20220319-setubal-festas-sao-jose (21)

Na tarde de sábado, 19 de março, foi momento para a Paróquia de São José de Setúbal celebrar o seu padroeiro.

“S. José recebeu de Deus a confiança para cuidar os seus dois maiores tesouros: Maria de Nazaré e Jesus, seu Filho. Se Deus tanto confiou em José, como não poderemos nós confiar também?”: com estas palavras, o Padre Tarcízio Morais, pároco moderador de S. José em Setúbal, motivou na homília da solene celebração o fundamento para uma celebração do “justo, humilde, incansável pai e artífice trabalhador”. S. José é um exemplo para todos os crentes num tempo “tão necessitado de escuta da voz de Deus e da realização da sua vontade”, acrescentou.

A tarde de sábado contou com uma atividade para crianças, adolescentes e jovens para lançar e apresentar a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa no próximo ano. Num jardim próximo da Paróquia, procurou-se, de forma dinâmica e juvenil, com jogos, um peddy-paper e um quiz, apresentar as linhas de orientação do que será para jovens (e não só) a próxima Jornada Mundial da Juventude.

“Esta JMJ representa uma oportunidade para construir com os jovens uma ponte para a vida e a vida em Igreja que somos todos. A Igreja precisa dos jovens como os jovens precisam da Igreja. Para que sejam verdadeiros protagonistas, é preciso oferecer aos jovens um caminho de vida, em comunhão e partilha, onde todos eles possam sentir o testemunho da fé dos que há mais tempo seguem a Jesus e que com coerência e profundidade, oferecem tantos sinais, tantas manifestações da presença de Jesus nas suas vidas”, referiu o Padre Álvaro Lago.

“Por isso é tão importante oferecermos espaço e tempo para que os jovens possam compreender como é bom viver na comunidade paroquial a sua fé e a alegria da sua esperança” – concluiu.

Ao final da tarde, a comunidade paroquial encheu por completo a Igreja celebrando solenemente S. José. Após a celebração teve lugar a procissão pelas ruas dos bairros adjacentes à Igreja com participação significativa da comunidade à qual se foram juntando muitos outros durante o percurso da procissão.

Para terminar o dia, às 21 horas, realizou-se ainda um “concerto-oração” com Claudine Pinheiro que ao ritmo da palavra, da música e da voz, ajudou à síntese de fé e de vida que a figura de São José pode representar no viver do cristão hoje. Muito aplaudida, a Claudine recebeu os elogios dos mais de cem participantes no concerto.

“A comunidade paroquial de S. José ficou feliz por poder celebrar de novo em festa o seu padroeiro. Há muito que era preciso dar sinais de esperança e vitalidade para vencer as dificuldades que a vida nos tem dado ultimamente com a pandemia. Tal como S. José foi grande ao ultrapassar, com silêncio e valentia, tantas dificuldades no seu viver, também hoje, a seu exemplo, queremos continuar a construir, com Jesus e Maria, uma comunidade que se supera, que se renova e que vive, hoje, os valores do Evangelho vendendo e superando as dificuldades que se vão sentindo” referiu o Padre Tarcízio Morais.

Paróquia de São José, Setúbal

21 de Março de 2022